Jubileu de Matosinhos tem Dia Maior amanhã

Data da publicação: 13 de setembro de 2014

Por Gazeta de São João del-Rei em 13/09/2014

Fiéis e devotos da comunidade de Matosinhos mais uma vez se uniram para homenagear o padroeiro. No Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que termina amanhã, 14, serão realizadas missas e a grande procissão que percorre as ruas do bairro. A festa teve inicio no dia 5 e hoje, 13, acontece a última parte da novena que teve como tema As Bem-aventuranças do Sermão da Montanha do Evangelho de Mateus.

A primeira missa deste sábado começa cedo, às 7h, e outras três serão celebradas ao longo do dia, às 15h, 18h30 e 19h30. Seguindo a programação dos dias anteriores, a última etapa da novena terá inicio logo após a missa final. “A reflexão foi proposta pelos temas do discurso de Jesus nas montanhas, que são as bem-aventuranças. Cada dia uma delas foi refletida com toda a comunidade que esteve conosco”, contou o Vigário da Paróquia, Padre Sérgio França.

Amanhã, 14, é o Dia Maior para celebrar Bom Jesus de Matosinhos e cinco missas estão programadas para acontecer durante todo o dia. A primeira celebração será às 8h, e a segunda, às 10h, receberá alunos e professores das escolas do bairro. Outra celebração está prevista para começar às 13h enquanto às 15h haverá uma missa solene com o bispo diocesano, dom Célio de Oliveira Goulart, seguida por grande procissão que percorre as principais ruas do bairro e retorna em seguida para o adro da igreja.

Lá serão celebradas as honras ao Bom Jesus, a benção e o encerramento do domingo, que é também o dia da solenidade da exaltação da Santa Cruz.

O que já aconteceu

O Jubileu teve inicio no dia 5 e movimentou o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos com a presença de cerca de 20 mil fiéis, segundo Padre Sérgio. Durante os nove dias de novena ainda aconteceram shows de bandas locais todas as noites após a última celebração e barraquinhas de comidas e bebidas atendiam ao público. “Além disso, no sábado, 6, tivemos unção dos enfermos, quando o óleo santo é oferecido aos pacientes da comunidade para amenizar dor e sofrimento”, contou o religioso.

O domingo, 7, foi dia de reunir toda a família em um almoço para a comunidade. Antes disso, no entanto, um leilão de gado foi realizado depois da missa de 10h, no adro do Santuário, para arrecadar verbas. “Tudo que está sendo arrecadado na festa vai para manutenção da igreja e gastos ao longo do ano. Além disso, o dinheiro também vai para pessoas que trabalham na paróquia, além de secretaria e despesas gerais”, explicou Padre Sérgio.