Bispo emite nota a Paróquias de São João del-Rei

Data da publicação: 26 de junho de 2015

No domingo, dia 14 de junho, dirigi-me a todos nossos cristãos católicos da cidade de São João Del-Rei, através de uma comunicação feita nas celebrações eucarísticas, com o objetivo de alertar as famílias e os professores da cidade sobre o Projeto do Plano Municipal de Educação que estava em votação na Câmara Municipal. O que provocou interesse, inquietação e muitas reuniões e entendimentos com o Sr. Prefeito Municipal, com a Secretária Municipal de Educação, com os senhores vereadores,  senhoras vereadoras, assessores, sacerdotes e lideranças diversas.
       O Plano Municipal de Educação, acolhendo a modificação sugerida no item 4.2.3 - Meta 3, Estratégia 5, sobre evasão escolar no Ensino Médio, sofreu uma modificação adequada, ficando assim formulada:Â “Implementar políticas de prevenção à evasão motivada por preconceito e discriminação de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, criando rede de proteção contra formas associadas de exclusão”
       O Plano Municipal de Educação quer assim alcançar o objetivo de diminuir a evasão escolar, cuidando para que no meio estudantil e na sociedade é necessária a postura de respeito à pessoa humana no que se refere a origem, raça, sexo, cor, idade e outras discriminações. Sabemos que ainda temos muito a caminhar, como Sociedade, como Igreja, como nação neste sentido. Por isso, é nosso dever de bispo diocesano alertar sobre nossa postura e nossas ações com relação à esta questão.
       Meu agradecimento aos senhores Padres que foram muito além de comunicar a nota às Comunidades, pois estiveram junto às autoridades e ao povo na busca de uma solução para esta emenda no Plano Municipal de Educação.
       Agradecimento igualmente às pessoas que estiveram atentas ao encaminhamento do estudo da proposta pela Câmara Municipal. Foram muitos pais, jovens e professores que se fizeram presentes junto aos Senhores Vereadores e Vereadoras para acompanhar este processo de votação.
       Finalmente o agradecimento ao Senhor Prefeito Municipal, à Sra. Secretária Municipal de Educação, aos Senhores Vereadores, às Senhoras Vereadoras, em acolher a proposta da Sociedade.
        Para todos nós fica a certeza de que, como cidadãos e cidadãs, devemos acompanhar com atenção todos os Projetos do Poder Legislativo no que se refere ao bem comum da Sociedade.
        Agradecendo pela atenção e que Deus abençoe a todos.

D. Célio de Oliveira Goulart - Bispo Diocesano
    São João Del-Rei, 26 de Junho de 2015