Matosinhos homenageia Bom Jesus em Jubileu.

Data da publicação: 12 de setembro de 2014

Termina neste final de semana o Jubileu do Senhor Bom Jesus, em Matosinhos, São João del-Rei. A festa com origens ainda no século XVIII vai levar cerca de 20 mil pessoas ao Santuário batizado com o nome do padroeiro até o domingo, 14, quando acontece a tradicional procissão com a imagem do Santo pelas principais ruas da comunidade, reunindo sozinha mais de 10 mil fiéis e romeiros que saem de diferentes partes do Estado.

Hoje, 12, ainda acontecem a Santa Missa, às 18h45; e recitação de Novena Solene logo depois, às 19h30. Amanhã, 13, ela se encerra pós-celebração no mesmo horário em maratona que conta com missas, também, às 7h e às 15h. Os encontros têm como tema “As Bem-Aventuranças que o Bom Jesus nos anuncia são um caminho para Deus, levam à união com Ele” e são presididos por pelo menos dez padres, além de seminaristas de toda a Diocese. Também acontecem diariamente as sessões de confissões, às 7h, 15h e 19h.

O Dia Maior do Jubileu será no domingo, 14, com programação que começa cedo, às 6h, durante a Alvorada Festiva. Neste ano essa parte do evento terá participação da Banda Sinfônica do Santuário. Logo depois, às 8h, acontece a primeira missa, seguida por outra às 10h voltada a crianças e adolescentes. Às 13h nova celebração, desta vez em intenção de devotos e romeiros, antecipando outra às 15h, presidida pelo bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart. O dia termina com a Missa Festiva, às 17h30, preparando fiéis para a Procissão Solene que sairá do Santuário logo depois.

Além da multidão que acompanha a imagem do Bom Jesus, semelhante à encontrada em terras portuguesas nos anos de 1700, o cortejo é marcado por cinco ruas totalmente enfeitadas e iluminadas à vela pelos próprios moradores. Todos esperando a passagem da escultura que simboliza Cristo crucificado. A caminhada religiosa vai sair da praça principal e seguir pelas ruas José Falconieri dos Santos e Dr.Kleber Vásquez Filgueiras, além da Avenida Josué de Queiróz e das vias Francisco Batista Rios e Sete de Setembro.

Os arredores do Santuário também contam com barraquinhas e shows musicais todos os dias.

Matéria sobre o Jubileu publicada pelo site do SICOOB.