Cortejo Imperial e Missa Solene de Pentecostes reúne centenas de fiéis no Santuário do Bom Jesus.

Data da publicação: 24 de maio de 2015

Celebrações são destaques no Jubileu do Divino

Dezenas de grupos de congados se reuniram na tarde deste domingo, 24, na Igreja de Santa Teresinha para saudar Nossa Senhora do Rosário e os imperadores da Festa, em seguida, em procissão, seguiram até o Santuário, percorrendo as ruas do bairro de Matosinhos levando cores e simplicidades por onde passavam, em destaque, a imagem de Nossa Senhora do Rosário, que por onde passava emocionava os fiéis presentes.
       Já no Santuário, às 16 horas,  teve início a  Missa Solene de Pentecostes que foi celebrada pelo nosso bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart e concelebrada pelo vigário paroquial, Pe. Geraldo Sérgio França. Celebrada 50 dias após a Páscoa, A Festa de Pentecostes comemora o dia em que o Espírito Santo desceu sobre Maria e os Apóstolos reunidos no Cenáculo e marca também o nascimento da Igreja Católica.
    Estiveram presentes na celebração todos os imperadores da Festa, desde o seu resgate em 1998, e ainda, Ministros da Comunhão, Leitores, Irmandade do Santíssimo Sacramento, Representantes de Comunidades, Movimentos e Pastorais.
       Dom Célio de Oliveira Goulart, em sua homilia, destaca a importância de celebrar o Divino Espírito Santo. Segundo o bispo diocesano “Pentecostes é a plenificação do Mistério pascal. A comunhão com o Ressuscitado se dá pelo dom do Espírito Santo, que continua na Igreja a obra de Jesus Cristo e sua presença gloriosa. A pregação dos Apóstolos no dia de Pentecostes demonstra que o medo acabara para eles, como também que o Senhor Jesus deveria ser anunciado para todos os povos e todas as línguas. Todos deverão entender o Projeto do Reino do Pai, iniciado por Jesus Cristo e que será continuado pela Igreja, assistida e fortalecida pelo Espírito Santo’’
        Ao final da celebração, aconteceu a coroação do novo imperador do Divino, o senhor Francisco Nascimento. Ele agora ficará responsável pela Festa do Divino no ano de 2016. Essa simbologia nos remota lá no começo da festa, por volta de 1774, quando a mesma possuía um Imperador que era responsável pela organização dos festejos do Divino daquele ano.

Colaboração: Éder Campos (Pascom SBJM)