Festa do Divino reúne grupos de congado em São João del Rei

Data da publicação: 24 de maio de 2015

Programação teve início às 6h deste domingo (24).
    Primeiro registro do evento na cidade histórica data de 1774.

As igrejas de São João del Rei, no Campo das Vertentes, celebram a Festa do Divino neste fim de semana. Segundo informações da Prefeitura, o primeiro registro do evento na cidade histórica data de 1774. Mas a festa esteve suspensa entre 1924 e 1998, quando foi retomada.
    Festa do Divino São João del Rei

Neste domingo (24), dia maior do Jubileu do Divino Espírito Santo na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a programação vai começar com alvorada às 6h. Ao longo do dia, o bairro recebe diversos grupos de congado que, durante o dia de Pentecostes , homenageiam o Divino Espírito Santo com danças e canto.

A programação começou no sábado (23), quando foi realizada procissão em honra a Santo Antônio, Imperador Perpétuo da Festa do Divino, com cortejo acompanhado por diversos grupos de Folias do Divino. Eles saíram da Igreja São Francisco Assis, passando pelo centro histórico até a igreja de Matosinhos, onde foi celebrada missa com participação das Folias.

Confira a programação de domingo (24) na Paróquia de Matosinhos.
    6h: Alvorada festiva, com toques rituais dos caixeiros.
    8h: Missa festiva com a chegada e acolhida das congadas da cidade, zona rural e municípios convidados.
    9h40: Formação do cortejo para recolhimento do reinado no Salão de Santo Antônio.
    10h: Missa na Igreja de Santa Terezinha.
    10h30: Chamada dos reis, rainhas, príncipes e princesas dos grupos de Congado.
    12h: Almoço dos integrantes dos grupos.
    13h: Na Igreja de Santa Terezinha, saudações dos congados à Senhora do Rosário.
    14h: Formação do cortejo imperial, com todos os congados trazendo o Imperador do Divino para a coroação.
    16h: Missa solene no santuário, celebrada pelo Bispo Diocesano. Ao término, coroação do novo Imperador.
    18h: Solene procissão luminosa do Divino Espírito Santo. Na chegada, Bênção do Santíssimo Sacramento.
    20h: Descida dos mastros e despedida dos congados. Em seguida, show de encerramento, com Márcio e Heleno.

Texto (Fonte): G1 Zona da Mata
    Fotos: Fabíola Ribeiro (Pascom SBJM)