Início
  • A Paróquia
  • Horário de Missas
  • Agenda Paroquial
  • Pastorais
  • Movimentos
  • Comunidades
  •  
    Notícia
     
    Voluntários do Bom Jesus: Especial Dia Mundial das Comunicações
     
    Data da publicação: 14 de maio de 2015
     

    Isabela: O tema desse ‘Dia Mundial das Comunicações” vê a família como um ambiente privilegiado do encontro do amor. O ambiente familiar deve ser o primeiro a proporcionar o sentido real da comunicação. Quais são as principais dificuldades que você pode perceber nas famílias de hoje?

    André: Hoje a gente vê a dificuldade do tempo. A família está conectada, mas a gente não garante que ela está comunicando. É diferente ver o mundo moderno conectado e o mundo comunicador. É uma dificuldade hoje em dia para arrumar tempo para que haja comunicação entre pai, mãe, filho, irmão, vô, vó. Hoje o ritmo do dia a dia já é algo que compromete a comunicação. Comunicação que vai trazer qualidade para a família é a comunicação que vai trazer formação, que vai falar sobre a moral, os bons costumes. A formação humana é dada pela comunicação. Comunicar vai muito além de falar, comunicar é o filho ver como o pai está agindo, ver o testemunho do pai, em cada etapa da vida ver como o pai age em uma situação ou em outra. Quando eu falo que a família não está tendo tempo para comunicar, quer dizer que ela não está tendo tempo para conviver. E conviver gera comunicação.

    Isabela: Os pais são os primeiros comunicadores. Como é sua experiência em casa? Como fomentar a comunicação dentro do lar, concorrendo com internet, celular, vídeo games, TV e toda essa mídia digital?

    André: Temos que partir do ponto de que tudo que tem hoje em dia é um instrumento a nosso serviço, e não ao contrário. Tem gente que não consegue se desligar desses aparelhos. Quando eu coloco regra clara de convivência desde pequeno, hora de comer ninguém com telefone, hora de comer ninguém na frente da TV, pois é hora de conviver, de conversar. Tem a hora da família sentar junto e conversar, de brincar, de rezar junto. Quando eu coloco regras claras, os equipamentos ficam nos seus devidos lugares, como benefícios a nosso serviço. A dificuldade, hoje, das famílias é de estabelecer regras dentro de casa e colocar limites.

    Isabela: Olhando o encontro da Santíssima Virgem com Isabel, sua prima, que o Santo Padre cita logo no início da carta, onde o Menino Jesus, neste encontro, exulta no seio de Maria havendo ali uma comunicação humana. O ventre materno é a primeira escola de comunicação?

    André: Eu acredito que sim. A relação entre o bebê e a mãe, não só a mãe, mas o pai e a todos aqueles que estão mais próximos. O ventre materno é o primeiro ambiente onde ele já recebe carinho, recebe amor. Escuta, percebe o ambiente familiar. Já recebe toda aquela carga no ventre. No ventre materno já há uma vida e onde há vida, há comunicação.
    Isabela:Como o cristão deve lidar com os meios de comunicação atacando tanto às famílias hoje em dia?

    André: É a questão do bom senso e do filtro. Hoje muito se fala que a mídia está acabando com a família, mas a família não tem coragem de acabar com a mídia. A família tem esse poder quando coloca a mídia no devido lugar dela, tendo hora pra usar a TV, filtrando aquilo que se pode ver ou não. Hoje todo mundo fala que a novela está acabando com os bons costumes e a moral, mas não muda o canal na hora da novela. A questão é sempre bom senso e filtro o tempo todo, além de discernimento para saber usar da mídia como ferramenta.

    Isabela: Em sua opinião, o principal meio de comunicação que falta dentro de um lar é a oração?

    André: É um momento muito valioso e a gente pode testemunhar isso, pois rezamos juntos com as crianças todos os dias, no mínimo duas vezes ao dia. Na oração da noite, por exemplo, nós partilhamos o que cada um gostou e não gostou no dia. Algo simples, mas que envolve todos os membros da família em uma comunicação eficiente.

    Colaboração: Isabela Mesquita (Pascom SBJM)

     
     
     
    Compartilhe:
     
    < voltar
     
    Clique aqui e
    confira a programação!
     
    INDIVIDUALMENTE OU EM ROMARIA, VENHA NOS VISITAR!
    Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos - São João Del Rei | MG - cep: 36305142
    Contatos: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Whatsapp)
    E-mail: sbjmatosinhos@mgconecta.com.br