Matéria sobre o Jubileu publicada pelo Jornal Folha das Vertentes

Data da publicação: 11 de setembro de 2014

Começou dia 5, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei. Além das missas e novenas com a presença de padres de toda a Diocese, as festividades contam com apresentações, leilão de gado, barraquinhas e shows. Neste ano são esperadas 1.500 pessoas em cada dia da novena e pelo menos 15 mil no domingo, 14, dia maior da festa.

Segundo o pároco, padre José Bittar, o Jubileu tem tradição e acontece desde meados do século XVIII. “A festa do Senhor Bom Jesus de Matosinhos sempre reuniu muitos fieis da cidade e de outros municípios. Com o passar dos anos, o Jubileu atrai cada vez mais pessoas”, conta. Um dos destaques é, de acordo com o pároco, que as missas e novena são em diversos horários. “A Santa Missa e a Novena acontecem todos os dias às 7, 15 e 18h45min. Dessa forma todos os fiéis podem participar”, comenta padre Bittar.

As celebrações terão ainda duas novidades: a primeira é que as missas à noite serão às 18h45min, não às 19 horas como acontecia nos últimos anos. A outra diz respeito às novenas: “Este ano teremos um folheto de novena próprio, feito pela Paróquia; o que vai colaborar para que a oração seja mais unida e mais próxima”, diz padre José Bittar. O tema da novena será “As Bem-Aventuranças que o Bom Jesus nos anuncia são um caminho para Deus, levam à união com Ele”.

A novena que começou nessa sexta-feira, 5, vai até 13 de setembro. Todos os dias, às 7, 15 e 18h45min, acontece a Santa Missa, seguida pela Novena. A Novena Solene acontece às 19h30min. Neste sábado, 6, às 20h30min, haverá um concerto com a Banda Sinfônica do Santuário. No domingo, 7, acontece o 11º Leilão de Gado da Paróquia, às 10h30min no adro da Igreja. Haverá também missa às 9h30min para todos os participantes do leilão. Na segunda-feira, 8 de setembro, Dia de Nossa Senhora de Nazaré, acontece a Rasoura às 18 horas.

As celebrações contam com a participação de todas as pastorais e movimentos da Paróquia. As confissões acontecem todos os dias às 7, 15 e 19 horas.

O dia maior da festa, 14 de setembro, começa com alvorada festiva às 6 horas, com a participação da Banda Sinfônica do Santuário. Haverá Missa às 8 horas; às 10 horas, para as crianças e adolescentes; às 13 horas, pelos devotos e romeiros. A Missa Solene presidida pelo bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart será às 15 horas. Às 17h30min acontece a Missa Festiva, seguida pela Procissão Solene que percorre as principais ruas do bairro. Na chegada ao Santuário haverá homenagens, benção e encerramento.

Barraquinhas
    Durante todos os dias da festa haverá barraquinhas variadas na Praça do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. No adro da Igreja ficam as barraquinhas de pastel e víspora da Paróquia. Também haverá shows e música eletrônica todos os dias após a Novena.

O dia maior da festa em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos é 14 de setembro