Encontro marcará o Dia das Comunicações em Diocese de São João del-Rei

Data da publicação: 08 de maio de 2015

Em comunhão com o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de São João del-Rei, promoverá um evento de animação e formação da caminhada pastoral a nível diocesano.
       Celebrada no domingo que antecede Pentecostes a data, este ano, traz o tema: “Comunicar a Família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”, inserindo uma continuidade com o precedente (“Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”) e contextualizando com o tema central da 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que ocorrerá em outubro deste ano: “A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo”.
       Em sua carta, o Papa Francisco frisa a questão dos princípios e valores do papel da família na atualidade, apresentando a beleza e a importância de se construir uma família. “Como ainda dizer em nossos dias, ao homem ferido e desiludido, que o amor entre um homem e uma mulher é uma coisa boa? Como fazer com que os filhos experimentem que são um dom precioso? (…) A Igreja hoje deve novamente aprender a dizer o quanto a família seja um grande dom, bom e belo”, destaca o Sumo Pontífice.
       Seguindo as sugestões da cartilha o encontro, que ocorrerá no dia 16, no Salão Irmão Sol (No Campos Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei) reunirá representantes de toda a      Diocese. Na programação, está previsto grande momentos de oração, teatro, palestras, plenárias e sorteio de brindes. De uma forma descontraída, a família terá destaque em todo o evento.
       Já no domingo, 17, Dia Mundial das Comunicações Sociais, as celebrações ocorrerão de forma livre em cada uma das 40 Paróquias.
       A data dedicada às Comunicações foi estabelecida pelo Concílio Vaticano II em 1963 e acarreta a atenção em muitos países. A cada ano, a Igreja propõe um tema de grande relevância para ser trabalhado entre os veículos de comunicação e seus membros.