Fiéis celebram o protetor contra o mal do câncer e doenças incuráveis.

Data da publicação: 06 de maio de 2015

Paroquianos do Bom Jesus e devotos de São Peregrino, participaram da missa festiva em honra ao santo protetor contra o mal do câncer e doenças incuráveis. A celebração aconteceu no Santuário de Matosinhos, na noite de Terça-feira (05) e foi presidida pelo Pároco e Reitor do Santuário, pe. José Bittar.

São Peregrino nasceu na cidade de Forli, Romanha, na Itália, em 1265. Cresceu em meio a uma população conhecida pelo espírito reacionário e anárquico. Era um jovem idealista, intempestivo, com o apelido de Furacão. Na juventude, Peregrino participava do movimento dos Gibelinos. Era um grupo ligado ao imperador, que lutava contra o Papa. Um dos sete fundadores da Ordem dos Servos de Maria e prior geral da Ordem, São Filipe Benizi, foi à Forli com a missão de pacificar a  população. Em um de seus discursos pedindo paz, o grupo de inimigos do Papa expulsou São Filipe da cidade com muita violência, e São Peregrino,  que fazia parte do grupo, o agrediu com socos e bofetadas. Caindo em si depois, ficou arrependido por ter agredido um servo de Deus. Por isso, Peregrino foi atrás do Pe. Filipe para pedir perdão. São Filipe o perdoou e acolheu com amor, sem ressentimentos. O perdão e o amor do São Filipe tocaram profundamente o coração de São Peregrino, até então acostumado ao rancor, à revolta, à vingança.

Na idade de 60 anos, por causa desse estilo de vida sacrificado, foi acometido pelo câncer, com uma chaga maligna em sua perna direita. Sem ver nenhuma chance de cura, o médico se viu obrigado a amputar a perna de São Peregrino para salvar sua vida. Durante aquela noite, porém, ele foi se arrastando até a sala de orações, onde havia uma pintura de Jesus crucificado na parede.Ele se prostrou aos pés da cruz e clamou pela cura daquela doença maligna. Ele foi envolvido num êxtase tão profundo que viu Jesus descer da cruz pintada na parede e tocar sua  perna doente. Ao acordar, mandou chamar o médico, que constatou que havia ocorrido um verdadeiro milagre, pois a perna de São Peregrino estava totalmente curada e não precisava ser amputada. Por causa deste fato, ele passou a ser venerado e invocado como o protetor contra o câncer. Muitas pessoas têm alcançado graças e milagres de cura dessa doença ainda hoje pedindo a intercessão de São Peregrino..

São Peregrino Laziosi faleceu no ano de 1345, aos 80 anos de idade, vítima de uma febre desconhecida. Durante seu velório houve acontecimentos extraordinários. Uma mulher, que era suspeita de estar possuída pelo mal, foi levada até a igreja. Eles a encostaram no corpo  de São Peregrino e a mulher foi libertada de todo mal.

Colaboração: Tiago Carvalho (Pascom SBJM)