Bispos se reúnem para a 53ª Assembleia Geral

Data da publicação: 17 de abril de 2015

“Quero uma Igreja missionária, solidária e que saiba ouvir!”, com esse refrão cantado pela Assembleia, os bispos do Brasil deram início, na última quarta-feira, 15, em Aparecida (SP), a 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Com o objetivo de revisar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil; o encontro abordará também a ação dos leigos na Igreja e realizará as eleições gerais para os serviços da presidência e das comissões episcopais.
       Antes de partir para Aparecida, Dom Célio de Oliveira Goulart, Bispo da Diocese de São João del-Rei, recebeu a ilustre visita de Dom José Belisário da Silva, vice-presidente da CNBB que destacou a importância de rever, em um periódico de quatro anos, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil. Questionado sobre as eleições da presidência e das comissões episcopais, o bispo explicou: “A eleição se da um de cada vez. Votam os bispos que estão em uma Diocese (por tanto, não se conta os votos dos bispos eméritos). A presidência é eleita por ¾ dos votos, algo que é difícil e necessita do trabalho de construção do consenso. Já os presidentes das comissões, basta os 50% dos votos mais 1, para serem eleitos”. Sobre os resultados, Dom Belisário afirma que até a próxima terça-feira, 21, já terão os nomes dos eleitos.
       Além das eleições, o encontro do episcopado do país revisará as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil. Sobre as possíveis mudanças no documento, o vice-presidente da CNBB esclarece: “Estamos prevendo que não haverá muita mudança. O conteúdo deve continuar o mesmo, é claro, com pequenas adaptações de expressão. Sendo aprovado, essas diretrizes vão servir como plataforma de governo para a nova presidência e para as doze comissões episcopais”. Já os desafios, Belisário acredita que, fundamentalmente, continue os mesmos, chamados de “As cinco urgências da Ação Pastoral”.
       A 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil prossegue até o sábado, 25. A cobertura completa do evento você pode acompanhar pelo site www.cnbb.org.br.