Solene Ação Litúrgica relembra a morte de Jesus

Data da publicação: 03 de abril de 2015

Na Sexta-feira Santa a Igreja Católica se dedica à contemplação paixão e morte de Jesus. Este é o único dia do ano em que não há a celebração da Santa Missa, mas acontece a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, que tradicionalmente é realizada às 15 horas e é composta por três momentos: leituras e orações, Adoração da Cruz e a Comunhão, que é consagrada na véspera, durante a Missa da Ceia do Senhor.
       O reitor do Santuário de Matosinhos, Pe. José Bittar presidiu a Ação Litúrgica com centenas de fiéis no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na tarde de Sexta-feira Santa (3).
       No início da celebração, em um gesto de humildade, Pe. José Bittar, o vigário do Santuário, Pe. Sérgio França e o colaborador da Paróquia, Pe. Pedro Teixeira Pereira se prostraram diante do altar.
       Pe. Bittar, durante a homilia, destacou o porquê do sofrimento do dia a dia, segundo o sacerdote ‘’A vida sobre a terra nos sugere tantas dificuldades, dores, lagrimas e sofrimentos, de fato, o mundo tem a sua visão de miséria. A dor não escolhe classe, não escolhe pessoas, visita o casebre e a mansão, a gente se pergunta qual a razão de tanta dor e tanta angústia? O sofrer não é para nos deixar a margem da própria vida, mas para nos restaurar e surgir na vida nova.’’ Destacou.
      Os fiéis acompanharam em silêncio as leituras e reverenciaram a Imagem de Jesus durante a Adoração da Cruz, e no final da celebração, receberam a sagrada comunhão.
       Em destaque na celebração, a estréia da Orquestra da Banda Sinfônica do Santuário, durante a ação litúrgica.
    Colaboração: Éder Campos (Pascom SBJM)