Procissão relembra encontro na rua da amargura

Data da publicação: 31 de março de 2015

Centenas de católicos participaram, nesta terça-feira (31), da Procissão do Encontro, que recorda o doloroso encontro de Jesus e Maria a caminho do calvário.
    De um lado do bairro, a imagem do Senhor dos Passos, saiu da igreja de Santa Teresinha, em direção ao Santuário de Matosinhos, simultaneamente, a imagem de Nossa Senhora das Dores, deixou o Salão de Santo Antônio e seguiu para o mesmo destino.
       No adro do Santuário, fiéis aguardavam ansiosamente a chegada das duas imagens, momento de forte emoção, onde a cena nos fez meditar sobre aquele encontro doloroso, na rua da amargura.
    O sermão foi proferido pelo pároco da Paróquia de São José Operário, de São João del-Rei, Pe. Vinicius Idefonso Campos, que destacou os vários encontros de Jesus e a atual realidade do povo de Deus.
       Vânia Osória, do lar, carregou o andor de Nossa Senhora e fala da sensação em participar de mais uma celebração do encontro, “É uma sensação maravilhosa carregar Nossa Senhora, esse é o nosso momento com Deus, de estar junto dele, ainda mais no mundo em que estamos vivendo, com tanta violência, falta de amor, então, esse momento nosso aqui é de reflexão’’ destacou a paroquiana.
       Igor Tortieri, Poliana Amorim e Lorraine Andrade, participaram da procissão representando João Evangelista, Maria Madalena e Maria de Cleófas respectivamente, e os jovens contam um pouco como é participar dessa celebração: ''É uma oportunidade de vermos o que Jesus e Maria passaram por nós, é uma gratidão nossa representando esses personagens''. Destacou Igor. Para Lorraine, representar esses personagens é uma maneira de reconhecermos o que foi feito por nós, e ao mesmo tempo essa representação  causa uma paz interior. ''A sensação é de voltar no tempo e ver o que aconteceu com Maria vendo seu filho morrer crucificado, e que Deus permitiu que seu filho morresse por amor a nós.'' Destacou Poliana Amorim.
       O momento mais marcante foi quando as imagens de Mãe e Filho se aproximaram. A junção dessas imagens nos lembra a importância da entrega de Jesus pela salvação do mundo e também sobre a Mãe de Jesus como uma mulher corajosa, que nunca abandona seu Filho.
       Ao final do sermão, Pe. José Bittar, reitor do Santuário e Pe. Sérgio França, vigário paroquial, conduziram a procissão, que foi abrilhantada pela Banda Sinfônica do Santuário, até a igreja de Santa Teresinha, onde as imagens ficaram em veneração.

Colaboração: Éder Campos (Pascom SBJM)

*Obs: Mais fotos,você encontra na nossa galeria da Semana Santa, no canto inferior, na página principal do nosso site.