SÃO JOÃO BATISTA É CELEBRADO COM MISSAS FESTIVAS.

Data da publicação: 24 de junho de 2020

O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, celebrou nos dias 23 e 24, São João Batista. As festividades se iniciaram com a Vigília na terça-feira, 23, às 18h30min, onde aconteceu a Santa Missa presidida pelo pároco, Pe. José Bittar. Já na quarta-feira, 24, dia maior, às 18 horas foi rezado a Oração do Santo Terço pelo Pe. Bittar, em seguida, o vigário paroquial, Pe. Lucas Alerson, celebrou a Missa em comemoração à natividade de São João Batista.

São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, que era prima de Maria Mãe de Jesus. São João Batista foi consagrado a Deus desde o ventre materno. Em sua missão de adulto, ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo. Daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza.

Por causa de seu carisma, algumas vezes o povo pensava que São João Batista era o Messias. Mas ele sempre dizia: Eu não sou o Cristo, eu não sou digno de desatar nem a correia de suas sandálias. (Jo. 1-27). Em outra passagem, ele disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo.1-29) Quando o próprio Jesus, o verdadeiro Salvador, foi ao encontro de João Batista para ser batizado, São João disse: Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim? (Mt3-14). Mas Jesus confirmou e São João Batista batizou Jesus. Assim Jesus começou sua
    vida pública.

São João Batista é o primeiro mártir da Igreja, e o último dos profetas. Sua festa é celebrada desde o começo da igreja, no dia 24 de junho. Ele é venerado como profeta, santo, mártir, precursor do Messias e arauto da verdade, custe o que custar. Sua representação é  mostrada batizando Jesus e segurando um bastão em forma de cruz.

Colaboração: Fabíola Ribeiro (PASCOM SBJM)

VEJA MAIS FOTOS E VÍDEOS DAS CELEBRAÇÕES EM: