DIÁCONO LUCAS É ORDENADO PADRE EM RESENDE COSTA.

Data da publicação: 10 de fevereiro de 2020

A cidade de Resende Costa amanheceu em festa no último sábado, dia 08, para a ordenação de Lucas Alerson de Sousa. Foi pela imposição das mãos de Dom José Eudes Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, que o jovem foi ordenado para o segundo grau do sacramento da Ordem: o presbiteral. A cerimônia aconteceu na matriz de Nossa Senhora da Penha de França.

A cerimônia teve início com o cortejo pelas ruas da cidade. No interior da igreja matriz, Dom José Eudes deu seguimento aos tradicionais ritos do Pontifical Romano. Houve a eleição do candidato seguida de homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação. Lucas teve suas mãos ungidas com o Óleo do Crisma e recebeu a patena e o cálice. Um sonho de infância que se tornou realidade.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Ordem é o Sacramento da graça ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos (CIC 1536). “Na certeza de que o Senhor conduz aqueles que a Ele se confiaram, me coloco uma vez mais em suas mãos e peço que o meu sim seja fortalecido por sua graça, para que possa desempenhar um eficaz ministério”, destaca o novo padre da Diocese de São João del-Rei.

A emoção se fez presente durante todo o rito. Aos olhos do senhor Daniel de Sousa era perceptível a alegria em ver seu único filho se consagrando diante de Deus e da Igreja. Segundo o aposentado, é muito importante apoiar o filho na caminhada de fé.

O momento foi de alegria, também, para o bispo, afinal, esta foi a segunda ordenação de um padre diocesano realizada por dom José Eudes em São João del-Rei. Para ele, estas ordenações tem sido grande presentes para a comunidade, adentrando as comemorações do jubileu pelo aniversário da Diocese.

Durante a Homilia, Dom José Eudes destacou a figura do padre e as dificuldades que se encontram na vida eclesial. Aproveitou, também, para agradecer a dedicação dos sacerdotes, leigos e leigas que assumem o compromisso batismal diante dos trabalhos pastorais.

Após a celebração, padre Lucas comemorou junto aos familiares e amigos com um almoço festivo. Na noite de sábado o neo-sacerdote celebrou a sua primeira missa, na igreja matriz de Nossa Senhora da Penha de França.

Padre Lucas atuará como vigário paroquial na Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, onde já vinha desempenhando seu ministério diaconal.

Fonte: Diocese de São João del-Rei.

VEJA MAIS FOTOS EM: