DIÁCONOS PARTICIPAM DE RETIRO ESPIRITUAL

Data da publicação: 14 de janeiro de 2020

Aproximando das datas da receberem o Sacramento da Ordem, os diáconos Lucas Alerson de Sousa e Thairo Guimarães Mesquita realizaram entre os dias 03 e 11 de janeiro, o retiro em preparação para a Ordenação Sacerdotal. O evento na Casa de Retiros Santíssima Trindade, pertencente à Congregação das Filhas de Jesus, em Belo Horizonte. A proposta do retiro seguiu os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, observando a pregação da Palavra de Deus, meditação e contemplação dos textos bíblicos, celebração da Eucaristia como ápice dos exercícios diários e vivência do profundo silêncio por oito dias. O pregador do retiro foi o padre Donizetti Tadeu Venâncio, sacerdote jesuíta.

Segundo Lucas Alerson, a retiro foi um momento único e intenso de encontro com Deus e de vivência de uma espiritualidade nova. “Embora na teoria conhecesse os Exercícios Espirituais de Santo Inácio, na prática foi algo totalmente novo. Ao longo de oito dias pude me debruçar sobre a Palavra de Deus e os ensinamentos inacianos, deixando-me ser conduzido por essa mesma graça que molda nossos corações para o seguimento de Cristo Jesus. Nos momentos de deserto e de partilha pude perceber o quanto somos carentes do silêncio, da tranquilidade e do tempo disponível para o diálogo com Deus”, explica.

SOBRE OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola são um método eficaz de espiritualidade e contemplação proposto pelo próprio fundador da Companhia de Jesus e que tem como experiência fundante a sua própria conversão ao catolicismo. Com base na leitura das Sagradas Escrituras e no testemunho heroico dos santos e santas, Santo Inácio traçou um caminho de encontro e contemplação com o Senhor, refletindo ao longo de trinta dias as principais lições que a fé conduz. Além do direcionamento da Palavra de Deus e do auxílio de um “mestre espiritual”, os Exercícios têm, como característica própria, a vivência do profundo silêncio ao longo de todo o retiro. É um momento propício de encontro com Deus e com nossa vida interior.

AS ORDENAÇÕES

A ordenação do diácono Thairo Guimãres será no dia 01º de fevereiro, em sua terra natal, na cidade de Carrancas. Após a ordenação, padre Thairo será nomeado vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, na cidade de Andrelândia. Já o diácono Lucas Alerson será ordenado no dia 08 de fevereiro, em sua terra natal, na cidade de Resende Costa. Após a ordenação, padre Lucas será nomeado vigário paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de São João del-Rei.

Fonte: Diocese de São João del-Rei.