Início
  • A Paróquia
  • Horário de Missas
  • Agenda Paroquial
  • Pastorais
  • Movimentos
  • Comunidades
  •  
    Notícia
     
    Entrevista com Pe. Sérgio sobre o Tempo da Quaresma
     
    Data da publicação: 19 de fevereiro de 2015
     

    Entrevista com Padre Sérgio França, Vigário paroquial do Santuário Senhor Bom Jesus de Matozinhos, falando sobre o itinerário da quaresma: oração jejum, esmola e penitencia e sobre a Campanha da Fraternidade 2015.

    Site: Qual é o sentido do Tempo Quaresmal?
    Padre Sérgio: O tempo da quaresma é um tempo forte de preparação à grande celebração da páscoa do senhor, como nos convida São Paulo na segunda leitura da quarta feira de cinzas: “Deixai-vos reconciliar com Deus, pois este é o tempo oportuno para a conversão.” Por tanto, todas as práticas propostas para o tempo da quaresma nos ajudam nesta conversão do coração para chegarmos à páscoa mais predispostos para o encontro com Deus.

    Site: A Igreja nos propõe baseada no evangelho de Mateus, a prática da oração, do jejum e da esmola. Como vivê-las e em que elas contribuem no nosso caminho de fé?
    Padre Sérgio: Um primeiro aspecto é que o evangelho nos alerta a não viver estas práticas em um modo externo mais que nasçam do coração.
    A oração: esse tempo nos convida a uma maior intimidade com Deus numa oração pessoal  mais intensa e na participação mais assídua na oração comunitária, nos vários momentos celebrativos que o caracterizam. São momentos fortes de oração também: as vias sacras, procissões e momentos de reflexões nos grupos da campanha da fraternidade.
    A Esmola: A esmola e expressão do grande mandamento do amor. Devemos sempre ser sensíveis as necessidades dos irmãos, mas a quaresma nos convida a intensificar atenção à caridade. Não se trata somente de dar esmola, mas de nos tornarmos capazes de partilhar aquilo que somos e temos: bens, forças, talentos, tempo etc.
    O Jejum: O jejum é experimentar o vazio para se tomar consciência de que só Deus pode nos preencher. A igreja nos convida à abstinência de carnes e outras coisas que podem nos tornar dependentes. Mais do que de comida, deveríamos fazer jejum do pecado, dos vícios. Aquilo que renunciamos quando jejuamos não deveríamos reter acumular, mas deveríamos partilhar com o irmão mais necessitado para que o nosso gesto seja completo e verdadeiro.

    Site: A igreja nos propõe um tema e um lema para a campanha da fraternidade, para que façamos reflexões sobre a nossa consciência cristã: Tema desse ano, “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o Lema “Eu vim para servir”. (Mc 10, 45). O senhor poderia falar um pouco sobre a campanha da fraternidade? 
    Padre Sérgio: O tema da campanha da fraternidade desse ano: “Fraternidade, Igreja e sociedade”, nos convida a uma maior integração Igreja-sociedade. A Igreja não esta a serviço somente de um pequeno grupo, mas é na sociedade fermento do Reino. Por isso deve em qualquer ambiente, diante de qualquer pessoa buscar um diálogo que favoreça a comunhão, a humanização e a abertura à presença de Cristo em nosso meio. Por isso, inspirada na atitude do papa Francisco e na mensagem de Jesus, o lema nos indica o caminho para esse encontro: “Eu vim para servir”. É colocando-se a serviço que a igreja exerce no mundo a sua autoridade.

    Site: O senhor poderia nos deixar uma mensagem para o tempo da quaresma?
    Padre Sérgio: “Que possamos aproveitar cada momento celebrativo que a Igreja nos propõe nesse tempo par viver aquela conversão do coração que o Senhor nos pede. Que não vivamos a semana santa como mais uma na nossa coleção, mas que seja intensamente preparada neste tempo de graça e que nos permita colher os frutos de uma vida nova no Senhor”

    Colaboração:Florêncio Carvalho (Pascom SBJM)

     
     
     
    Compartilhe:
     
    < voltar
     
    Clique aqui e
    confira a programação!
     
    INDIVIDUALMENTE OU EM ROMARIA, VENHA NOS VISITAR!
    Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos - São João Del Rei | MG - cep: 36305142
    Contatos: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Whatsapp)
    E-mail: sbjmatosinhos@mgconecta.com.br