A Quarta-Feira de Cinzas no Santuário.

Data da publicação: 18 de fevereiro de 2015

A tradicional Missa de Cinzas, na noite de Quarta-Feira, dia 18, reuniu centenas de pessoas no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. A celebração marca o início da Quaresma para os católicos – período de 40 dias que antecede a Páscoa."É o tempo para transformar nossa vida.Temos que trabalhar para destruir o ódio dentro de nós, dominar nosso orgulho, afastar o rancor, fácil não é, mas com a graça de Deus iremos conseguir”, explicou o presidente da celebração, Pe. José Bittar. O ato da imposição das cinzas atraiu centenas de fiéis, que fizeram fila para receber a bênção. As cinzas são feitas de ramos queimados, utilizados na Semana Santa do ano anterior e simbolizam penitência e arrependimento pelos pecados cometidos. Ao longo da história da Igreja Católica as cinzas vêm sendo usadas em rituais de celebração da penitência, até se tornarem sinal do início da Quaresma. Na imposição das cinzas, os fiéis são chamados a lembrar a passagem bíblica que diz que todos vieram do pó e ao pó retornarão. A celebração ainda contou com a participação do vigário do Santuário, Pe. Geraldo Sérgio França e do diácono permanente Ademir Noel.

Colaboração: Célia de Paula (Pascom SBJM)