JÁ CHEGARAM AS NOVENAS DE NATAL.

Data da publicação: 18 de outubro de 2019

Já está disponível nas paróquias da diocesana o material para a tradicional Novena de Natal em Família. Assim como nos anos anteriores, a proposta é utilizar um livreto específico em comunhão com toda a Província que abrange São João del-Rei, Leopoldina e Juiz de Fora. Muitas paróquias aderiram o projeto e realizaram suas encomendas.

Segundo o diácono Lucas Alerson, membro da comissão da província para a elaboração do material, o objetivo central é produzir um texto que responda às realidades diocesanas de uma maneira mais direta. “É uma proposta que nasceu da ideia das três dioceses da Província para demonstrar a unidade e a comunhão existentes entre essas três realidades. O propósito central da Novena de Natal é, além do principal que é a preparação para a grande solenidade do Natal do Senhor, congregar nossas dioceses, paróquias, comunidades e grupos a louvarem a Deus e se prepararem para essa grande ocasião a uma só voz”, explica.

Sobre a temática, nesse ano, a Novena de Natal abordará missionariedade em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário e pelo Sínodo para a Amazônia, propostos pelo Papa Francisco. “O texto de nossa Novena reflete sobre a vocação cristã que não permite comodismo e estagnação, mas faz com que todos, vivendo a sua condição batismal, consigam se despertar para o trabalho missionário nas diversas realidades que os tocam. Além de trazer a dinâmica já conhecida por nós, apresenta para cada dia da Novena um testemunho de um missionário nascido no território da Diocese de São João del-Rei para ilustrar a possibilidade de uma vivência concreta do chamado missionário que o Senhor faz a cada um de seus filhos”.

Sobre a metodologia, ele explica que o material está totalmente voltada para a proposta bíblica-pastoral. “Os encontros estão distribuídos de forma que permitam aos grupos se inteirarem mais acerca das Sagradas Escrituras e tirar de seus ensinamentos preciosas lições para o seu agir missionário nas comunidades. Todos estes textos, cada um a seu modo, farão com que as nossas comunidades se despertem cada vez mais para o trabalho missionário, em sintonia com as Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, atingindo, assim, todos aqueles que necessitam ouvir e conhecer a pessoa transformadora da vida que é Jesus Cristo”, destaca.

Fonte: Diocese de São João del-Rei.