DIOCESE DE PREPARA PARA CELEBRAR SUA PADROEIRA.

Data da publicação: 30 de setembro de 2019

A devoção a Mãe de Jesus é muito visível na região pela quantidade de Capelas, igrejas e Grutas dedicadas a Ela nos seus diversos Títulos. Dentre estes, foi escolhido o de Nossa Senhora do Pilar para ser a Padroeira da Diocese e também da cidade de São João del-Rei. Segundo a tradição espanhola, umas das primeiras aparições de Nossa Senhora se deu ao apóstolo Tiago, quando este evangelizava a Espanha. Maria, que vivia em Éfeso, estava presente em Saragoça, para animar o apóstolo na evangelização. Os espanhóis têm um amor e uma devoção muito grande a sua imagem colocada em cima de uma coluna (ou Pilar). A Virgem do Pilar é invocada como refúgio dos pecadores e consoladora dos aflitos. Tamanha devoção chegou ao Brasil em 1690 e está presente até hoje em cidades do interior do Rio de Janeiro e Minas Gerais, como São João del-Rei. Festejada no dia 12 de outubro, a data reúne centenas de fiéis na Catedral Basílica para fazerem suas preces e agradecimentos. Celebrações de missas, procissão e bençãos especiais marcaram as comemorações que tem início nesta quinta-feira, 03. Este ano a festa tem como tema “Outubro, Mês Missionário Extraordinário – Com Maria, a Mãe do Pilar: escolhidos e enviados em Missão”, e contará com a presença dos padres Geraldo magela da Silva, Samuel Detomi e Márcio Ferreira para conduzir as reflexões do novenário. Veja: