50 anos de Ordenação Episcopal de Dom Waldemar Chaves de Araújo

Data da publicação: 13 de fevereiro de 2015

Bispos, padres, amigos e familiares celebraram, na noite da última quarta-feira, 11, o Jubileu de Prata de ordenação Episcopal de Dom Waldemar Chaves de Araújo, Bispo Emérito de São João del-Rei. Uma celebração que causou grande alegria e emoção. “É uma emoção muito grande. O motivo hoje é para agradecer a Deus. Agradecer por tudo”. Destaca Izabel Celestina de Araújo, irmã do bispo.

Para a celebração, dezenas de padres da Diocese de São João del-Rei se fizeram presentes na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Padre José Bittar foi um deles. O pároco de Matosinhos não hesitou em falar do bispo emérito e de sua vocação com pastor. “Mesmo celebrando seus 25 anos de bispo, com certeza, a missão continua a mesma desde o início do seu sacerdócio: Se colocar a serviço de Deus e da Igreja. Em Dom Waldemar confirmamos uma vocação firme, decidida e convicta de que o chamado de Deus tem se confirmado diante da cada passo dado por ele. Hoje é dia de louvar e agradecer a Deus pelo sacerdócio e pela vida de Dom Waldemar.”

Vindo da Diocese de Campanha, Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho desejou os parabéns ao amigo e falou do contato entre eles: “Vim para dar um abraço ao meu querido Dom Waldemar, parabenizá-lo por esse dia especial e agradecer a Deus pela vida dele, pelo seu trabalho. Além, também, de encontrar os colegas, confrades, e podermos, juntos, agradecer a Deus a nossa vocação e missão diante do povo de Deus”.

Presidida pelo próprio Dom Waldemar, a celebração contou com a homilia de outro amigo, Dom Diogo Reesink, bispo emérito de Teófilo Otoni, que saiu de Cachoeiro do Itapemirim para participar da celebração. No momento da palavra, grandes homenagens ao bispo aniversariante.

Ao final da Missa, Padre Geraldo Magela, Pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, traduziu aos presentes uma carta enviada pelo Papa Francisco pela passagem da data. Nela, o representante de Pedro parabeniza Dom Waldemar, pede a proteção de Nossa Senhora Aparecida para ele e encaminha bênçãos e felicitações. Padre Geraldo também citou nome de dezenas de cardeais que, singelamente, encaminharam os cumprimentos.Bispo de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart também marcou presença na celebração. Para ele, o momento foi de preces e agradecimentos a Deus pela vida de Dom Waldemar. “Ele trabalhou mais de 12 anos na Igreja Diocesana de São João del-Rei, dedicando-se muito. Hoje, mesmo com a saúde fragilizada, está feliz em celebrar junto com seus amigos, familiares essa data especial”, e acrescentou, “pedimos que Deus lhe conserve muitos anos de saúde entre nós e que Cristo sempre o recompense por seu grande trabalho exercido para as pessoas, principalmente, em nossa Diocese”.

Tantas homenagens causou emoção às pessoas próximas ao bispo. “É uma emoção forte. Ele tem lutado com a leucemia e, chegar até aqui, não foi uma caminhada fácil. Mas, para nós, familiares, celebrar essas bodas é um motivo ainda maior de se alegrar”, destacou Márcia Maria de Araújo Bosch, sobrinha de Dom Waldemar, a quem chama de pai e o descreve como “pai espiritual”.

A pedido do próprio aniversariante, a celebração teve seu término com o canto do “Te Deum laudamus”, em seguida, todos se aglomeraram diante do bispo para abraçá-lo e saudá-lo pela data.

Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br