SÃO CRISTÓVÃO SERÁ CELEBRADO DIA 28.

Data da publicação: 20 de julho de 2019

Texto extraído do Jornal Gazeta de São João del-Rei.

No próximo domingo, dia 28, a Paróquia do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, em São João del-Rei, realiza a Festa de São Cristóvão, em honra ao padroeiro dos motoristas e viajantes. A programação conta com missas e com a tradicional procissão motorizada.

A festa é organizada pelo Santuário desde 1977, sempre no último domingo de julho, e reúne milhares de fiéis de São João del-Rei e região, seja para pedir ou agradecer uma benção alcançada em razão do trânsito. O auxiliar administrativo e organizador do evento, Éder Fernando Campos, destaca o papel da festa na conscientização dos motoristas. “Não adianta a pessoa frequentar a Igreja e a festa, sendo que no outro dia ela não respeita as leis de trânsito. Então a festa além de comemorar São Cristóvão, também serve como conscientização do trânsito”.

PROGRAMAÇÃO

No próximo domingo, 28, Santas Missas ocorrerão no Santuário às 8h, 9h30min e 19h30min. A expectativa, segundo Éder, é de que 2.000 pessoas participem das celebrações. O organizador destaca o engajamento da população com a festa do padroeiro dos motoristas. “Toda comunidade já fica na expectativa, não só quem vai com os seus veículos, mas também quem fica nas ruas para poder ver a procissão passar”.

A partir das 15h terá uma missa festiva, seguida pela procissão motorizada e pela benção dos veículos. A procissão passará pelos seguintes locais: Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Ruas Sete de Setembro, Tomé Portes del-Rei; Avenidas: Domingos Pinto Camarano, 31 de Março, Leite de Castro; Rua Paulo Freitas, Av. Presidente Tancredo Neves, Rua Manoel Anselmo, Largo Tamandaré, Av. General Osório. Ruas: São João, Padre Rocha, Pe. José Maria Xavier, Dr. Balbino da Cunha, Dr. Cid Rangel; Praça Duque de Caxias, Av. 8 de Dezembro, BR 265, Trevo do Elói, Av. Josué de Queiroz até a Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos onde será feita a benção dos veículos.

SÃO CRISTÓVÃO

Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. De acordo com o Catolicismo, São Cristóvão era um homem forte e alto, às vezes descrito como um gigante, filho de um rei em Canaã. Devido a sua grande força, decidiu sair em uma jornada para servir a alguém ainda mais forte. Em sua busca, São Cristóvão acabou servindo a um rei cruel e pagão, mas que temia Jesus Cristo. Convencido de que Jesus era o rei mais poderoso de todos, decide ser batizado na fé cristã e usar a força física para ajudar as pessoas na travessia de um rio perigoso. Certo dia, entretanto, São Cristóvão transportou um menino que ficava cada vez mais pesado à medida que ele andava, como se o peso do mundo estivesse em seus ombros. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

Foto: Éder Campos.
    Postagem original: http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/2019/07/festa-de-sao-cristovao-celebra-fe-e-conscientizacao-no-transito/