Voluntários do Bom Jesus - 'Pastoral da Saúde'

Data da publicação: 11 de fevereiro de 2015

O Santo Padre, o Papa Francisco fala da sabedoria do coração para acolher o sofrimento dos outros.
    Francisco enfatiza dois aspectos: serviço ao irmão e o momento de estar com o irmão. E, acrescenta que a sabedoria do coração é sair de si rumo ao irmão, é saber ser solidário a ele, sem julgá-lo. O Santo Padre destaca que a experiência da dor pode se tornar lugar privilegiado da transmissão da graça e fonte para conquistar e reforçar a sabedoria do coração. Nossa equipe conversou com Pedro Daldegan, integrante da Pastoral da Saúde de nossa Paróquia, que nos fala um pouco mais deste trabalho e dos desafios enfrentados nela.

Site: Qual a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Doente.
    Pedro Daldegan: Estamos celebrando nesse ano, o 23º Dia Mundial do Enfermo. E para a reflexão desse ano o Santo Padre, Papa Francisco escolheu a mensagem da Sabedoria do Coração.

Site: Como são realizadas as visitas aos enfermos?

Pedro Daldegan: Na medida do possível, realizamos as visitas sempre entre dois agentes. A pastoral conta com a participação de 25 integrantes, o número de voluntários ainda é pouco. A Pastoral da Saúde é a continuação do trabalho de Jesus. Os membros da pastoral que dedicam tempo, carinho, amor ao enfermo sofredor são conhecidos também como os bons samaritanos para todos os sofredores, Jesus dá a vida por nós, assim façamos nós por nossos irmãos.

Site:Quais as principais ações evangelizadoras da Pastoral da Saúde?

Pedro Daldegan: Humanizar e cristianizar os ambientes de tratamento dos doentes; Dar um sentido cristão ao sofrimento; Atingir o coração do enfermo e aproximá-lo de Cristo; Levar o enfermo a tomar atitude de fé e esperança perante a dor. Orientar a família em busca dos direitos junto as Instituições. De acordo com Pedro Daldegan, "a maior doença que o ser humano precisa lutar hoje, chama-se indiferença, ninguém se importa com ninguém..."

Site: Mensagem da Pastoral da Saúde
    Que todos nós olhemos para a cruz redentora. Nela, Jesus deu novo sentido à dor humana, caminho da salvação. Que o Senhor envie mais operários para sua messe, pois, ela é grande e poucos têm sido os operários.

Colaboração: Adriana Assis.  (Pascom SBJM)