Com formação litúrgica, equipes de cantos já se preparam para o Tempo Quaresmal

Data da publicação: 09 de fevereiro de 2015

No último sábado, 07, aconteceu o 2º Encontro de formação litúrgica para leigos da Diocese de São João del-Rei. Organizada pela Comissão Diocesana de Liturgia, o evento contou com uma reflexão e ensaios de cantos litúrgicos para a Quaresma e Tempo Pascal.
    Segundo Padre Geraldo Magela, integrante da Comissão de Liturgia da Diocese, a formação é fundamental para um bom êxodo do trabalho na celebração. “Para Deus nós devemos oferecer o melhor, por isso os padres, os leigos, devem sempre buscar esse aprofundamento para poderem celebrar, de uma maneira digna do nosso Deus, a liturgia, que tem como objetivo: alcançar a nossa santificação”.
    Padre Javé Domingos também integra a equipe. Segundo o sacerdote é na liturgia que celebramos a fé que vivemos. “É uma integração de canto, leitura, pregação, som, acolhida, ornamentação e todos esses fatores devem proporcionar ao fiel, condições de rezar, louvar a Deus e, principalmente, de celebrar a fé”.
    O encontro teve início com padre Vinícius Campos, conduzindo um momento reflexivo sobre a música litúrgica no período da Páscoa, em seguida, Padre javé conduziu os participantes a um ensaio musical com diversas propostas de cânticos litúrgicos para o período da Quaresma e Tempo Pascal. “São tempos fortes, de grande busca do cristão. Períodos catequéticos nos mais variados sentidos. Seja na penitência, na reflexão, na Paixão e Ressurreição. É o momento que devemos cantar e anunciar a todos que Cristo ressuscitou”, destacou o padre, se referindo aos próximos períodos litúrgicos da Igreja.
    O evento aconteceu no Salão Irmão Sol, em São João del-Rei, e contou com a participação de representantes de equipes de canto de todo o território diocesano.

Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br