PE. BITTAR PARTICIPA DA PROCISSÃO DAS ENDOENÇAS.

Data da publicação: 19 de abril de 2019

Na noite de Quinta-feira, 18, nosso pároco, Pe. José Bittar, participou da Procissão das Endoenças, promovida pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de São João del-Rei. O cortejo teve início da Capela de Nossa Senhora das Dores e seguiu rumo à Igreja de São Francisco de Assis, logo em seguida, o mesmo retornou para o seu ponto de origem.

PROCISSÃO DAS ENDOENÇAS

A procissão do Fogaréu (ou endoenças), resgatada ano passado, era realizada no período imperial, com incentivo de Dom Pedro II, a cerimônia recorda a prisão de Jesus Cristo no Horto das Oliveiras. A procissão começou as 11h30 da quinta-feira santa. A cidade passou a ser iluminada apenas pelas tochas levadas pelos “farricocos” – como são conhecidos os personagens descalços, com túnicas pretas e máscaras, que representam os soldados romanos.

NOVA IMAGEM

A procissão deste ano contou com uma novidade, a nova imagem do cristo da Paixão. A obra, esculpida em tamanho real, é de autoria do escultor sacro são-joanense, Fernando Pedersine, que agora faz parte do arcevo imaginária da Santa Casa da Misericórdia.

Fotos: Éder Campos.