MATOSINHOS REALIZA SEMANA SANTA.

Data da publicação: 13 de abril de 2019

Fonte do texto: Gazeta de São João del-Rei, de 13 de abril de 2019.

A Semana Santa é inegavelmente uma das celebrações mais importantes para o calendário são-joanense. Durante toda a próxima semana, as paróquias da cidade realizam suas celebrações.

SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS

Amanhã, às 8h, acontece a Benção dos Ramos no Inocoop e logo na sequência procissão Litúrgica até o Santuário. As 17h é realizada Santa Missa na Igreja de Santa Teresinha, e procissão do Senhor do Triunfo até o Santuário. O destaque da segunda-feira fica por conta da procissão do depósito do Senhor dos Passos às 20h e, na terça solene procissão às 19h30, rumo ao Santuário, partindo da Praça Santa Teresinha.

A quarta-feira às 18h acontecem confissões e em seguida Rasoura da Soledade da Maria Santíssima partindo do Santuário. No dia seguinte ocorre às 18h30 no Santuário, Missa Solene da Ceia do Senhor, assim como outras celebrações.

A Sexta-Feira Santa inicia sua programação logo às 6h, no Santuário, com a Via Sacra pública. A tarde acontece de 12h às 14h30, Adoração ao Santíssimo Sacramento e meia hora após o fim, Solene Ação Litúrgica no Santuário. Porém o momento mais esperado do dia fica para a noite com a Paraliturgia do Calvário, no qual a partir das 20h ocorre no Santuário a tocante cerimônia do Descendimento da Cruz e na sequência a Piedosa Procissão do Enterro do Senhor.

O sábado santo é um dia de luto e de recordar a história de Deus e por isso não ocorre muitas celebrações, apenas Novena da Divina Misericórdia às 19h e Vigília Pascal às 20h, no qual todos os presentes deverão levar suas velas. A Semana Santa termina no domingo de Páscoa, nesse dia, acontecem diversas missas às 8h, 9h30 e 17h, sendo que a última é na igreja de Santa Teresinha, além de procissão do Santíssimo Sacramento às 18h30.