SEMINARISTAS RECEBEM O MINISTÉRIO DE ACÓLITOS.

Data da publicação: 24 de março de 2019

Na manhã do último sábado, 23 de março, na Santa Missa de encerramento do Retiro Anual dos Seminaristas da Diocese de São João del-Rei, os jovens Lucas Alerson e Thairo Guimarães receberam das mãos de nosso bispo diocesano Dom José Eudes, o Ministério de Acólitos.

“O acolitado é um ministério instituído, mediante uma benção específica, para exercer publicamente em nome da Igreja o serviço do altar (Corpo de Cristo na Igreja e da Eucaristia).  A instituição de Acólito, de acordo com a venerável tradição da Igreja, é reservada aos homens. (cf. Ministeria quaedam)

O Acólito é instituído para auxiliar o diácono e prestar seu serviço ao sacerdote. É apropriado para ele cuidar do serviço do altar, assistir o diácono e o sacerdote nas funções litúrgicas, principalmente na celebração da Missa; também distribuem, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão quando os ministros mencionarem em CDC n. 845 ou são impossibilitados por doença, idade avançada ou ministério pastoral, ou também quando o número de fiéis que chegam à Sagrada Mesa é tão alto que a Missa seria muito longa. Nas mesmas circunstâncias especiais, pode-se confiar a ele publicamente expor a adoração dos fiéis o Sacramento da Sagrada Eucaristia e depois fazer a reserva; mas não abençoe as pessoas. Ele também pode, quando necessário, cuidar da instrução dos outros fiéis, que por ordem temporária ajudam o sacerdote ou o diácono nos atos litúrgicos que carregam o missal, a cruz, as velas, etc., ou desempenham outras funções semelhantes. Todas essas funções serão exercidas mais dignamente, participando com misericórdia todos os dias mais ardentes na Sagrada Eucaristia, alimentando-se e adquirindo um conhecimento mais profundo disso.

Peçamos a Deus a graça da perseverança neste importante passo rumo ao ministério ordenado.

Fotos: Facebook de Lucas Alerson.