CF É TEMA DE REUNIÃO DO CLERO DIOCESANO.

Data da publicação: 14 de fevereiro de 2019

Colaboração: Lucas Silveira (Diocese de São João del-Rei)

Na manhã da última quarta-feira, 13, sacerdotes da Diocese de São João del-Rei se reuniram na Casa de Pastoral São Tiago para a primeira reunião do clero diocesano com o atual bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento. Abordando a temática da Campanha da Fraternidade 2019, “Fraternidade e Políticas Públicas”, o encontro contou com momentos de oração, palestra, reflexão e partilha de informações.

A reunião, como de costume, iniciou na capela da Casa de Pastoral. O momento foi destinado para orações, leituras bíblicas, reflexões e preces. Em seguida os sacerdotes se dirigiram para o Auditório Dom Delfim Ribeiro Guedes, onde padre Patriky Samuel Batista, Coordenador de Evangelização da Diocese de Luz e Assessor do Regional Leste II para a Campanha da Fraternidade, conduziu o momento formativo.

Segundo o sacerdote, a Campanha da Fraternidade é um momentos mais fortes para o despertar da solidariedade nos fiéis. “É uma forma de educar para a vida fraterna e colaborar para o despertar da consciência com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho”, afirma.

Abordando a temática, padre Patriky associou as palavras do Papa Francisco e reforçou a importância da participação da Igreja na vida politica. “Neste cenário a Campanha da Fraternidade deseja estimular a participação em Políticas Públicas em vista da promoção social, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. Todo o material apresentado foi baseado na formação realizada pela CNBB, associada ao Texto Base, livros da pastoral Social e a ‘Alegria do Evangelho’, do Papa francisco, que destaca a dimensão social da evangelização”.

O tema foi partilhado e debatido com os sacerdotes com um objetivo específico, destacando três verbos. “Precisamos empenhar na formação e na conscientização política de nossas comunidade, em vista do exercício da cidadania, suscitando assim, cristãos católicos, comprometidos na política como testemunho concreto da fé. É necessário uma participação ativa, fundamentada em três verbos: participar, educar e redescobrir”, explica.

Já a programação da tarde foi conduzida pelo atual bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes. O momento foi de partilha, alegria e estreitamento do laços. O bispo falou da sua nomeação e das expectativas diante da nova missão. Em seguida, dividiu o clero em grupos e possibilitou um espaço para avaliações e propostas, reforçando uma caminhada em conjunto.

O encontro reuniu um grande número do clero diocesano, com representantes de quase todas as paróquias do território. Orações e lanche findaram a programação.