Início
  • A Paróquia
  • Horário de Missas
  • Agenda Paroquial
  • Pastorais
  • Movimentos
  • Comunidades
  •  
    Notícia
     
    CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O SEMINARISTA LUCAS.
     
    Data da publicação: 06 de fevereiro de 2019
     

    No último domingo, 3 , A Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos acolheu o seminarista Lucas Allerson, que, neste ano de 2019, realizará seu trabalho pastoral em nossa comunidade paroquial. Confira a entrevista feita com o jovem Lucas onde ele relata um pouco sobre a sua caminhada vocacional e a suas expectativas para o novo trabalho. Lucas Allerson é natural da cidade de Resende Costa e ingressou no seminário diocesano em 2011.

    Site: Quando despertou a sua vocação para o sacerdócio?

    Lucas: Não me lembro de um momento específico de “despertar”, como em muitos outros casos ouvimos dizer. No meu caso específico, desde a infância senti o gosto e a atração pelas coisas da Igreja. Minha família foi a grande incentivadora por meio da participação nas Missas e também em alguns movimentos da paróquia. Com o passar dos anos senti um desejo ainda mais forte de fazer uma caminhada mais próxima e de me entregar ao chamado que Cristo realiza a muitos. 

    Site: Há quanto tempo está se preparando?

    Lucas: Ingressei no Seminário da Diocese de São João del-Rei em 2011, mas antes disso já vinha me preparando por meio do discernimento nos Encontros Vocacionais promovidos pelo mesmo seminário a cada três meses. Foram momentos importantes nos quais me senti ainda mais motivado a realizar a experiência de viver no Seminário

    Site: Qual foi o caminho (seminários e paróquias) que você seguiu até agora?

    Lucas: A experiência pastoral que nós, seminaristas, desempenhamos nas comunidades é de fundamental importância para o nosso processo formativo. Partindo de nossas comunidades de origem, no meu caso, da comunidade paroquial de Nossa Senhora da Penha, levamos para as outras comunidades um pouco também da nossa experiência de viver mais próximos do caminho do Evangelho. Ao longo desses anos de formação realizei meus trabalhos paroquiais por dois anos na Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar; por um ano na Comunidade do Elvas, pertencente à Paróquia de Santo Antônio de Tiradentes; por um ano na Paróquia de Nossa Senhora da Cabeça em Juiz de Fora, na época ainda assistida pelo Seminário de nossa Diocese; por um ano na Comunidade de Pitangueiras da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Barroso e por fim, por dois anos na Paróquia de São Judas Tadeu em São João del-Rei. 

    Site: Quem foi o grande incentivador de sua vocação?

    Lucas: Minha família foi a principal motivação desde jovem neste ideal. Destaco aqui a presença e o exemplo de minha avó materna Ilda, que pelo seu testemunho de fé e de vida me incentivou a permanecer firme nessa escolha. Mesmo falecendo em 2012, a memória dela se mantém viva em cada momento importante vivido ao longo da caminhada vocacional. 

    Site: Quais as suas expectativas em relação ao seu trabalho em nossa Paróquia?

    Lucas: A Paróquia de Matosinhos é conhecida por todos pelo seu dinamismo e pela sua exigência pastoral. Muitos padres que hoje estão em outras comunidades deram seus primeiros passos junto à essa comunidade e relatam o quanto ela foi importante para a sua formação e início no ministério ordenado. Minhas expectativas são as melhores possíveis uma vez que a própria comunidade, bem orientada por seus padres, demonstra ser segura e animada em relação às propostas pastorais. Espero desenvolver um bom trabalho junto a todos que aqui participam e espero colher frutos desse dinamismo também no meu agir pastoral. 

    Site: Quais são as suas expectativas em relação ao diaconato e ordenação sacerdotal?

    Lucas: Como é do conhecimento de todos na Paróquia, eu terminei minha formação acadêmica no final de 2018. Em vista da conclusão do Curso de Teologia e do período de Sé Vacante na Diocese, Padre Dirceu, então Administrador Diocesano, e o Colégio dos Consultores me designaram para realizar um período de pastoral mais intensa junto à Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Agora é aguardar as determinações de Dom José Eudes e do Conselho de Formação, Ordens e Ministérios da Diocese para saber sobre as futuras ordenações diaconal e presbiteral. Com a graça de Deus, a cada passo dado, vou desempenhando minhas funções junto à comunidade, dando minha parcela de contribuição na construção do Reino de Deus. 

    Fotos: Arquivo pessoal de Lucas Allerson.

     
     
     
    Compartilhe:
     
    < voltar
     
    Clique aqui e
    confira a programação!
     
    INDIVIDUALMENTE OU EM ROMARIA, VENHA NOS VISITAR!
    Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos - São João Del Rei | MG - cep: 36305142
    Contatos: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Whatsapp)
    E-mail: sbjmatosinhos@mgconecta.com.br