SAIBA COMO SERÁ A POSSE DE DOM JOSÉ EUDES.

Data da publicação: 31 de janeiro de 2019

Está quase tudo pronto para a Posse Canônica, neste sábado, 02, do novo bispo da diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento. Para isso, foi montado um esquema especial de estrutura, segurança e imprensa que movimentará a cidade mineira durante todo o dia.

COLETIVA DE IMPRENSA

A programação terá início pela manhã, com a Coletiva de Impressa no Anfiteatro do Campus Santo Antônio, da Universidade Federal de São João del-Rei. Esse será o contato inicial do bispo com a comunidade, através dos veículos de comunicação da região e agentes da Pastoral da Comunicação. O evento está previsto para iniciar às 10 horas.

A CERIMÔNIA

A celebração terá duração de, aproximadamente, uma hora. A previsão é de que a cerimônia comece às 16h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Acompanhe, a seguir, o roteiro da posse:

– Entrada: Procissão de entrada dos Bispos e dos membros do Colégio de Consultores. Os Padres, Diáconos e Seminaristas já deverão estar em seus lugares no interior da Catedral. Enquanto isso orquestra e coro executam a “Marcha da Igreja”. Todos aguardam a chegada de Dom José Eudes.

– Acolhida: O Bispo eleito, Dom José Eudes, de vestes corais, é recebido ao pé da escadaria da Catedral por Dom Gil Antônio Moreira e Dom Waldemar Chaves de Araújo.

– Hino Nacional: A Banda de Música Teodoro de Faria executa o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Pontifício.

– Beijo da Cruz: No nártex (região de entrada), os Vigários Paroquiais da Catedral oferecem ao novo Bispo o Crucifixo para ser beijado e o aspersório, com o qual o Bispo se asperge a si mesmo e aos presentes. Coro e orquestra executam: “Ecce sacerdos magnus” (Eis o grande sacerdote), antífona que a liturgia da Igreja Católica Romana utiliza para a entrada solene de um bispo.

– Visita à Capela do Santíssimo: Em seguida, Dom José Eudes, acompanhado de Dom Gil, Dom Waldemar e Pe. Dirceu, é conduzido à Capela do Santíssimo Sacramento, onde permanecem por algum tempo, de joelhos, em oração. Após, dirigem-se para o presbitério.

– Posicionamento: Dom José Eudes, feita a devida reverência, permanece em frente ao altar, ladeado por Dom Gil e Pe. Dirceu. O coro entoa o “Veni Creator Spiritus” (Vinde Espírito Criador), hino em honra ao Espírito Santo que foi composto no século IX.

– Saudação do Metropolita: O Bispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, dirige aos presentes sua saudação e pede para serem lidas as Letras Apostólicas.

– Leitura das Letras Apostólicas: O chanceler da Cúria, Padre Adriano Tércio Melo de Oliveira, apresenta as Letras Apostólicas ao Colégio dos Consultores. Em seguida, do ambão, lê ao povo as referidas Letras Apostólicas. Terminada a leitura, todos aclamam: Graças a Deus. O chanceler lavra o fato em ata.

– O cumprimento: Dom Gil entrega o Báculo a Dom José Eudes e o conduz à Cátedra. Feito isto, Dom Gil, Dom Waldemar, Pe. Dirceu, o Colégio dos Consultores e todos os Presbíteros da Diocese de São João del-Rei, aproximam-se de Dom José Eudes para cumprimentá-lo. Durante o ato, coro e orquestra executam: “Já não vos chamo servos”.

– Saudação da Igreja: Concluído o ato, o representante do Clero, Padre Dirceu de Oliveira Medeiros; o representante dos Religiosos da Diocese; o representante do Laicato e o representante das autoridades civis e militares dirigem saudações ao Excelentíssimo Dom José Eudes Campos do Nascimento.

– Ato Devocional: Ato de devoção a Nossa Senhora do Pilar. O coro e a orquestra executam: “Hino a Nossa Senhora do Pilar”.

– Preparação para a missa: Terminado o rito de posse, o novo Bispo, dirige-se para a sacristia onde se paramenta para a Missa, que será celebrada segundo o Rito Estacional, no Largo do Rosário. Enquanto isso, o coro e orquestra executam: “Christus vincit”.

– Saída: À saída do cortejo da Catedral, a orquestra executa uma peça instrumental.

– Celebração da Santa Missa: A celebração será campal, no Largo do Rosário, seguindo a liturgia da Festa da Apresentação do Senhor. Com estrutura de palco e centenas de cadeiras, será a primeira missa do recém empossado, Dom José Eudes, como bispo de São João del-Rei.

TRANSMISSÃO AO VIVO

E para quem não estiver no centro histórico de São João del-Rei acompanhando de perto toda a cerimônia, o Portal Diocesano estará transmitindo todo o rito, ao vivo, através do serviço do Departamento Diocesano de Comunicação e de agentes da Pastoral da Comunicação.

“Essa transmissão ao vivo, via internet, possibilitará a todos aqueles que tem acesso às mídias sociais, acompanhar esse grande e importante momento na história de nossa Diocese. Será uma forma de diminuir a distância e tornar próximo, todo o povo de Deus”, destaca padre Rondineli Cristino, Assessor Diocesano de Comunicação.

Fonte: Diocese de São João del-Rei.