SÃO SEBASTIÃO É FESTEJADO EM MATOSINHOS.

Data da publicação: 21 de janeiro de 2019

A comunidade de São Sebastião da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos celebrou com alegria, neste domingo, 20, o seu padroeiro, São Sebastião. As festividades deram início com um tríduo preparatório, que contou com a participação das comunidades vizinhas,e no domingo festivo, a missa festiva, que aconteceu após a procissão, foi presidida pelo vigário paroquial, Pe. Jorge Wilson, reunindo em torno do altar os fiéis e devotos de São Sebastião.

São Sebastião é de Narbonne, mas sua família é de Milão. Na época em que ele viveu os cristãos estavam sendo duramente perseguidos pelo imperador romano e o seu desejo de ajudar esses irmãos na fé foi o que levou ao serviço militar. No exército era um soldado formidável e por baixo dos paramentos militares nunca deixou de lado a sua identidade de cristão, vivendo uma autêntica vida cristã. Várias vezes alentou os perseguidos pela fé a não fraquejarem nos últimos momentos.

Quando chegou a sua hora, também não deixou de lado a sua fé, mantendo-a firmemente apesar das ameaças do imperador. Um apóstata o denunciara como cristão e o Imperador ficou triste porque o considerava um ótimo soldado, mas se ele quisesse continuar sendo soldado, deveria deixar a fé em Jesus. Como não o fez, o Imperador o condenou a ser morto a flechadas.

A imagem de São Sebastião mais comum é uma que ele se encontra amarrado a um tronco de madeira, traspassado por algumas flechas, com aparência de morto. Talvez por isso muitas pessoas ainda associem que ele morreu nesse episódio, mas esse não é o final da história. Depois de alvejado, alguns amigos perceberam que ele ainda vivia e o levaram a uma senhora muito cristã, que o curou.

Fotos: Maria Júlia Santos.

VEJA MAIS FOTOS EM: