DOM EUDES PRESTA HOMENAGEM A DOM CÉLIO.

Data da publicação: 18 de janeiro de 2019

Por Lucas Silveira em 18 de janeiro de 2019.

Amanhã, dia 19, o dia amanhecerá carregado de memórias e boas lembranças de uma pessoa que marcou, não apenas a história da diocese de São joão del-Rei, mas o íntimo da vida de muitas pessoas da região. Exemplo de humildade, sabedoria e amor ao próximo, Dom Célio cativava as pessoas por onde passava, independente da idade. Uma marca de fé e simplicidade. Dom Célio de Oliveira Goulart foi muito mais que um bispo. Foi um verdadeiro pastor.

Em memória desse grande exemplo, e recordando um ano de seu falecimento,o bispo eleito para a Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, , encaminhou uma singela homenagem. Confira na íntegra:

Aos irmãos no Sacerdócio, aos Religiosos e Religiosas, e ao Povo de Deus da Diocese de São João Del Rei

Este 19 de janeiro é a data em que a insigne Igreja Particular de São João del-Rei celebra a angustiosa oferenda de seu amado Pastor ao Pai das Luzes. Na memória do gigante pai Abraão, ela e todos nós também assistimos, por longos e penosos meses, a Dom Célio perguntar – onde estaria a ‘vítima’.

Frei Célio de Oliveira Goulart, foi escolhido e consagrado inicialmente para a Igreja de Leopoldina, depois cuidou do rebanho de Cachoeiro do Itapemirim, para, finalmente, vir coroar o seu bom combate, aportando na Igreja de São João del-Rei. Uma trajetória de incansável zelo, na doçura, na sabedoria e na simplicidade de um santo franciscano.

Em profunda unidade com toda a Diocese de São João, nesta hora de piedosa e solene celebração, desejo estar ao lado de  todos e de cada um, para fazer esta gratíssima memória de meu saudoso irmão Dom Célio.

Os textos sagrados, por nossa Doutrina, nos asseguram o belo prêmio de que já goza Dom Célio, na Casa do Pai. Então, por ele e com ele, estaremos cantando os louvores e ação de graças, pela certeza e a segurança naquilo que a Páscoa do Divino Mestre nos legou. (“…e vocês se alegrarão, e ninguém  lhes tirará essa alegria”! Jo 16, 22) Foi  nesta fé e nesta sabedoria que Dom Célio nos precedeu nos céus. E, pois, esse ensinamento nós não o perderemos.

Para toda a querida Diocese de São João Del Rei, aos seus devotíssimos parentes e amigos, apresento minha saudação e minha Bênção, celebrando, com todos, esta memória do inesquecível irmão e amigo, Dom Célio de Oliveira Goulart, OFM.

Dom José Eudes Campos do Nascimento

Natural de Piracema, pequena cidade no oeste mineiro. Dom Célio era o sexto filho de uma família de sete irmãos. O filho de João Rodrigues de Oliveira e Maria Geralda Goulart despertou logo cedo para a vocação. Foi no exemplo da família simples do interior, mas, profundamente religiosos e tementes a Deus, que Célio disse o seu sim a vocação sacerdotal.

Fez seus estudos de filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Cursou teologia no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG).

Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998, foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”.

Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB (estados de Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente da CNBB.

Dom Célio tomou posse como bispo da Diocese de São João del-Rei no dia 17 de julho de 2010 onde atuou até janeiro de 2018, falecendo, aos 73 anos, após uma luta contra um câncer no pâncreas

Seguindo o exemplo de seu Santo de devoção, São Francisco de Assis, Dom Célio levou sua vida espalhando amor e simplicidade por onde passava. Apaixonado com um feijão com arroz e “franguinho” caipira, o bispo se tornou um verdadeiro pai para toda a comunidade diocesana.

Para prestar homenagens à Dom Célio, a Diocese de São João del-Rei promoverá na manhã de sábado, 19, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, a celebração por seu um ano de falecimento. A Missa está prevista para as 07 horas.

Fonte: Diocese de São João del-Rei.