FIÉIS CELEBRAM O NATAL DO BOM JESUS.

Data da publicação: 25 de dezembro de 2018

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1, 14)

Centenas de católicos se reuniram na noite desta segunda-feira (24) no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para a celebração da Missa do Natal do Senhor, também chamada de Missa do Galo. A cerimônia, que para os católicos representa a expectativa do nascimento de Jesus, foi celebrada pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe. José Bittar e concelebrada pelo nosso vigário paroquial, Pe. Jorge Wilson.

Durante a missa, Pe. Bittar lembrou o verdadeiro sentido do natal, que é o nascimento daquele que veio para nos salvar, que se encarnou no seio da Virgem Maria e veio cumprir a missão do pai, se fez homem e habitou entre nós.

QUAL A ORIGEM DA MISSA DO GALO?

Para celebrar o nascimento de Jesus, a Missa do Galo foi instituída no século V, após o Concílio de Éfeso (431 d.C.), começando a ser celebrada, oficialmente, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, pelo o papa Sisto III. É celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro. O galo foi escolhido como símbolo desta celebração porque, histórica e tradicionalmente, representa vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Nos primeiros séculos, as vigílias festivas eram dias de jejum. Os fiéis reuniam-se na igreja e passavam a noite rezando e cantando. A Igreja era toda iluminada com lâmpadas de azeite e com tochas. Na tradição católica cristã, todas as velas do Advento são acesas na Missa do Galo, para celebrar solenemente o nascimento do Messias, Jesus Cristo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”! O Natal é a única celebração do calendário litúrgico que contempla três celebrações Eucarísticas, mas a da noite reúne os aspectos históricos e humanos do nascimento de Cristo.

Fotos: Éder Campos e Fabíola Ribeiro.

VEJA MAIS FOTOS EM: