NOSSA SENHORA DO PILAR - PADROEIRA DE NOSSA DIOCESE.

Data da publicação: 11 de outubro de 2018

A devoção a Mãe de Jesus Maria Santissima na Diocese de São João Del Rei é muito visivel pela quantidade de Capelas, Igrejas e Grutas dedicadas a Ela nos seus diversos Titulos. Dentre estes titulos, foi escolhido o de Nossa Senshsora da Coluna, conhecida por Nossa Senhora do Pilar para ser a Excelcia Padroeira da Diocese e também da Cidade de São João del-Rei. Sua solenidade acontece no dia 12 de outubro na sua imponente Catedral Basilica situada a Rua Getúlio Vargas.

Segundo Tese histórica sobre a fundação de São João del – Rei por Thomé Portes Del – Rey ( escrita por Osvaldo Santiago Lobosque – 25/03/1984).

O nosso Fundador o Bandeirante Thomé Portes del-Rey “o Capitão Mor das minas”. “Aqui chegou por volta do ano de 1684 e morreu assassinado no ano de 1702 por seus escravos. Aqui em São João era ponto quase que obrigatório da passagem e hospedagem das Bandeiras”. De certo a devoção a Virgem do Pilar chegou aqui com os Fundadores da Cidade haja vista que registros históricos datam a construção da Capela dedicada a Ela no ano de 1703/04, no alto do morro denominado de Morro da Forca.

A primitiva Capela foi incendiada na guerra dos emboabas em 1709. Lá no alto da Colina onde hoje se encontra a Igreja do Senhor do Bonfim, “o Padre Almir de Resende Aquino” deixou edificado um Pilar com a Imagem de Nossa Senhora, elevado no dia 02-01/1967 e inaugurado no dia 12/01 de 1967 marcando onde começou a devoção a protetora dos Bandeirantes e também da nossa Cidade.

Alto do Bonfim

No Ano de 1721, com a finalidade de substituir a Capela incendiada, a Irmandade do Santíssimo Sacramento inicia a construção da atual Igreja Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar da São João Del – Rei.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar – São João Del – Rei

No ano de 1954, a Imagem de Nossa Senhora do Pilar foi solenemente coroada de áurea coroa por sua Santidade o Papa Pio XII. Proclamada também Padroeira da Cidade e do Município de São João del-Rei.

No dia 12 de janeiro de 1961 sua Santidade o Papa João XXIII constitui Nossa Senhora do Pilar Padroeira principal da Diocese de São João del-Rei.

Disse o Papa João XXIII: “Como em firmíssima coluna, os homens oportunissimamente confiam na proteção da Bem Aventurada Mãe de Deus que, abraçando a todos com maternal amor, fartamente distribui aos suplicantes os dons celestiais.

Com ânimo alegre soubemos que os fiéis da Diocese de São João del-Rei, há pouco por Nós criada, são imbuídos de especial devoção Marial, visto que costumam venerar a Bem Aventurada e Augusta Virgem Maria da Coluna, vulgarmente do Pilar. Desde que nas terras do Brasil foi fundada a cidade São João del – Rei, a Bem Aventurada Virgem Maria, sob aquele nome, é tida como insigne defensora do mesmo lugar. Sua Imagem exposta à veneração do povo no belo templo, que há pouco foi elevado a honra de Igreja Catedral,” …” Nós, consultada a Sagrada Congregação dos Ritos, com seguro conhecimento e madura reflexão, e na plenitude do poder Apostólico, por força destas Letras e do modo perpetuo, constituímos e declaramos a Bem-Aventurada Virgem Maria da Coluna, vulgarmente chamada do Pilar como Padroeira principal junto a Deus …”

No ano de 1965, recebe o Título de Basílica.

Nossa intenção com este pequeno histórico é abrir uma fresta para entendermos melhor a chegada da devoção a nossa Senhora do Pilar em nossas terras. Fica aqui um espaço para que surja o interesse no aprofundamento do tema.

Pesquisa- Cláudio Guimarães Pereira.

Fonte: Diocese de São João del-Rei.

Foto: Éder Campos.