VICENTINOS CELEBRAM O SEU PADROEIRO.

Data da publicação: 28 de setembro de 2018

Postado por Éder Campos em 28 de Setembro de 2018.

Na noite da última quinta-feira (27) os vicentinos e os demais fiéis comemoraram com grande alegria o dia consagrado a São Vicente de Paulo. As festividades tiveram início às 19h00 com a celebração da Santa Missa presidida pelo vigário do Santuário, Pe. Jorge Wilson. Após a Santa Missa, os presentes seguiram em procissão por algumas ruas do bairro de Matosinhos. Ao término da mesma, aconteceu a renovação dos votos dos vicentinos diante da imagem de São Vicente e a bênção final.

São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras. Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade. A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas). Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

Fotos: Éder Campos e Pamella Silva.

VEJA MAIS FOTOS EM: