COMUNIDADE FESTEJA PADROEIRA DAS MISSÕES.

Data da publicação: 20 de setembro de 2018

Postado por Lucas Silveira em 20 de Setembro de 2018.

No dia 1º de outubro os católicos celebram Santa Teresinha, conhecida como a “Santa das rosas” e padroeira das Missões. A data é marcada por festa em várias paróquias da Diocese.

Em São João del-Rei, a comunidade que leva o nome da santa, nos arredores do grande Matosinhos, conta com uma vasta programação a partir deste sábado, 22, incluindo celebrações de missas, benção das rosas e procissão. “Santa Teresinha é modelo de vida para todos nós. Transmite-nos vocação, fé e força em nossa missão”, explica o pároco, padre José Bittar.

Confira a programação:

Santa Teresinha nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Ela não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração, e o de todos nós, foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma” e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de setembro de 1897 dizendo suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja. (santo.cancaonova.com)