Voluntários do Bom Jesus - 'Grupo Vinde e Vede'

Data da publicação: 14 de janeiro de 2015

A  Juventude tem um papel fundamental hoje na igreja. Assim como o Papa João Paulo II durante a segunda Jornada Mundial da Juventude (1987), disse: “Quero repetir a vós, mais uma vez, o que tenho dito desde o primeiro dia de meu pontificado, que vós sois a esperança do Papa, sois a esperança da Igreja.”  Por isso, o grupo “ Vinde e Vede” de nossa Paróquia, vem fazendo um excelente trabalho com os jovens de nossa comunidade. Como uma das prioridades da última Assembleia Diocesana de Pastoral de nossa Diocese, a Juventude é um fator importantíssimo no crescimento da Igreja Católica. Quem nos fala mais um pouco deste trabalho é a integrante do grupo Ana Clara Abreu.

Pascom: Como surgiu o grupo de jovens Vinde e Vede?
    Ana Clara: O grupo Vinde e Vede surgiu por iniciativa do nosso pároco, Padre Jose Bittar e o nosso vigário, Padre Sérgio. Foram eles quem deram o ponta-pé inicial deste grupo que já completou um ano de existência.

Pascom: Como é organizada a missa para os jovens?
    Ana Clara: A ideia da Missa especial para os jovens é inserirmos leitores diferentes e jovens a cada domingo, assim como os comentaristas e os grupos de canto: Toda a celebração é amparada pelos jovens. Já por parte dos padres, é possível perceber uma intensa vontade de tratar temas comuns a nós.

Pascom: Quantas pessoas ao todo participam deste grupo? E quais atividades exercidas por vocês?
    Ana Clara:É difícil precisar quantas pessoas mas, no último encontro tínhamos cerca de 33 jovens. Variamos a cada encontro: em um, subimos a Serra, noutro refletimos temas atuais, já em outro trabalhamos o tema principal da Missa.... Tudo para fugir da monotonia

Pascom: Como foi o ano de 2014 para vocês?
    Ana Clara: O ano de 2014 foi de muitas surpresas para nós. Alguns jovens muito presentes foram convidados ao Ministério Eucarístico, outros assumiram responsabilidades dentro do próprio grupo de da Missa... Foi um ano, com certeza, marcante para o Vinde e Vede que deu uma guinada rumo à evangelização dos jovens.

Pascom: Alguma novidade em 2015?
    Ana Clara: Em 2015, esperamos mais jovens conosco, claro, mas, principalmente, fortalecermos o grupo atual. Confraternizações, retiros e reflexões, com certeza virão por aí.

Colaboração: Éder Campos (Pascom SBJM)
    Foto: Arquivo pessoal.