CELEBRAÇÃO DE BOM JESUS INICIA NESTE SÁBADO.

Data da publicação: 01 de setembro de 2018

Postado por Gazeta de São João del-Rei em 1 de setembro de 2018.

A Paróquia do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Diocese de São João del-Rei, convida a todos para mais uma comemoração do Jubileu no Ano Nacional do Laicato. A programação se estende de 1 a 16 de setembro e tem como tema: Com o Bom Jesus, queremos ser cristãos leigos e leigais, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino. “O tema assim como a igreja está vivendo em sintonia com o ano do laicato, então esse tema quer abordar o trabalho do laicato, a função dele dentro da igreja. É uma forma de a gente destacar o trabalho realizado pelo leigo não só dentro da igreja, como na sociedade e na família também” comenta Éder Campos, integrante da comissão organizadora do Jublileu.

PROGRAMAÇÃO

A abertura que acontece hoje, 1º, se inicia com a Santa Missa, às 19h, e logo após, às 20h, a apresentação do concerto em homenagem aos 10 anos da Banda Sinfônica do Santuário de Matosinhos. Amanhã, 2, é celebrada a Santa Missa às 8h, 9h30 e às 19h, a Celebração do Batismo às 11h e às 20h haverá a encenação da temática do Jubileu com a participação da Juventude da Paróquia. Na segunda, 3, e na terça-feira, 4, terá Santa Missa e Celebração Comunitária da Penitência às 19h.

A novena se inicia na quarta-feira, 5, e se encerra na quinta-feira,13. Durante esses dias haverão celebração de missas, confissões e orações da novena às 7h, 15h e 18h30 nos dias de semana. Ao sábado, 8, missas às 8h, 15h e 18h30 e rasoura com a venerada imagem de Nossa senhora de Nazaré. Domingo missas às 8h, 9h30, 15h e 18h30 com leilão de gado, de doces caseiros e almoço na praça, às 11h. Para fechar todos esses dias às 20h30 acontecem shows e movimentação de barraquinhas que terão víspora, venda de churrasco, pastel, quentão, refrigerante e canjica.

No dia 14, sexta-feira, acontece a Solenidade da Exaltação da Santa Cruz, iniciando às 6h com repique de sinos e música na alvorada festiva e café partilhado ao lado do santuário às 7h30, onde as pessoas vão levar quitutes e dividir com os demais. As missas do dia acontecem às 6h30, 8h30, 10h, 13h, 15h e 17h30. A noite é encerrada com leilão de doces caseiros e show com Marcelo Boari e movimento nas barraquinhas.

Terá como novidade para festa este ano o dia dedicado aos enfermos e idosos, A iniciativa será dia 15 de setembro e começará às 8h com feira de saúde com parceria o Uniptan, irão realizar aferição de pressão e de glicose, por exemplo. Essa feira vai se encerrar às 14h30 logo depois às 15h terá a missa voltada para os enfermos e os idosos.

No último dia de festividades acontece pela primeira vez a carreata com a venerada imagem do Sr. Bom Jesus de Matosinhos que se inicia às 16h. “Teremos a imagem do Bom Jesus percorrendo todas as comunidades da Paróquia, para poder encerrar a festa, vai ser uma oportunidade também das pessoas receberam a imagem do Bom Jesus que vai passar nas principais ruas” comenta Éder. As missas do dia acontecem às 8h, 9h30 e às 18h. Para encerrar as comemorações Felipe e Samuel se apresentam às 20h30.

CONTRIBUIÇÃO

Além de participar dessa homenagem e veneração, as pessoas ainda podem ajudar na obra de Deus doando alimentos não perecíveis para a cooperativa dos pobres da paróquia, a serem depositados junto ao presbitério durante o novenário.

Foto: Cristiana Ambrósio.