PATRONO DOS MOTORISTAS É CELEBRADO EM MATOSINHOS.

Data da publicação: 29 de julho de 2018

Por Éder Campos em 29 de julho de 2018

A Comunidade Paroquial de Matosinhos comemorou no domingo, dia 29, o santo protetor dos motoristas. O ponto alto das festividades foi a Santa Missa  às 15h00 na intenção dos motoristas que foi presidida pelo Pe. José Bittar, pároco do Santuário de Matosinhos e a  procissão motorizada que deixou o Santuário às 16h30 e percorreu diversas ruas da cidade levando a imagem de São Cristóvão e arrastando milhares de veículos. Na chegada aconteceu a bênção dos veículos.

São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes, com procissões de caminhoneiros em diversos locais do país. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. Cristóvão significa “Aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás.

Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Jesus Cristo. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".

Fotos: Éder Campos e Fabíola Ribeiro.

VEJA MAIS FOTOS EM: