FIÉIS CELEBRAM SÃO CRISTÓVÃO AMANHÃ, 29.

Data da publicação: 28 de julho de 2018

Postado por Gazeta de São João del-Rei em 28 de julho de 2018.

A Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, realiza amanhã, 29, a festa em honra à São Cristóvão, o protetor dos motoristas e dos viajantes. As comemorações iniciam pela manhã e seguem até o fim do dia, com missas, bênçãos e a tradicional procissão motorizada passando por toda cidade.

A festa, que já acontece na Paróquia desde 1985, todos os anos no final do mês de julho, atrai milhares de fiéis que vão pedir uma maior proteção no trânsito: seja para dentro da cidade ou para aqueles que estão constantemente pelas estradas do país. O presidente da comissão de São Cristóvão, Luiz Artur Freitas, destaca a participação dos fiéis que aumenta a cada ano. “Todos os anos recebemos um número muito alto de fiéis nas missas e principalmente durante a procissão. Para este ano, estou calculando uma média de 3mil pessoas, que vão nos acompanhar durante todo o trajeto”.

PROGRAMAÇÃO

Amanhã, 29, ocorrerão Santas Missas às 8h, 9h30, 15h e 19h30. Artur ainda informa que a missa maior será a da parte da tarde. “A missa das 15h será com a presença dos motoristas, pois será realizada a bênção das carteiras de motoristas e das chaves dos veículos, logo em seguida sairá a carreata da procissão”, frisa.

A procissão motorizada passará pelos seguintes locais: Avenida Sete de Setembro (Matosinhos), Santa Cruz de Minas, Avenida Trinta e Um de Março (Colônia), Avenida Leite de Castro, Avenida Presidente Tancredo Neves, bairro do Tijuco, Rua Padre José Maria Xavier e Praça dos Expedicionários (centro), Avenida Oito de Dezembro, BR-265 (em direção ao Trevo de Matosinhos), Avenida Josué de Queiroz terminando no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. A chegada está prevista para às 19h, onde terá o início das bênçãos dos veículos.

SÃO CRISTÓVÃO

São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes, com procissões de caminhoneiros em diversos locais do país, o dia 25 de julho é dedicado ao Santo. Cristóvão significa “Aquele que carrega Cristo”.

De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Descobrindo, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Tempos depois, descobriu que o maior rei do mundo era Jesus Cristo. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, transportava as pessoas, de uma margem à outra do rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse, à medida que andava, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o peso do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.

Foto: Thiago Carvalho • Pascom SBJM