Início
  • A Paróquia
  • Horário de Missas
  • Agenda Paroquial
  • Pastorais
  • Movimentos
  • Comunidades
  •  
    Notícia
     
    DIA DO PROFETA ELIAS.
     
    Data da publicação: 20 de julho de 2018
     

    SANTO ELIAS • 20 DE JULHO

    O Profeta Elias, que juntamente com Moisés esteve presente na Transfiguração do Divino Mestre no monte Tabor, é, por certo, um dos personagens históricos de proporções gigantescas. Sua festa, a liturgia do rito maronita da Igreja a celebra a 20 de julho

    Pouco se sabe de sua origem, pois a Sagrada Escritura diz tão-só que ele era de Thebis, pequena localidade da região de Galaad e viveu durante os reinados sucessivos de Acab e Ocozias, soberanos de Israel.

    O contexto histórico em que desempenhou sua atuação, no Antigo Testamento, encontra-se descrito no terceiro e quarto Livros dos Reis. Acab, por exemplo, "fez aquilo que desagrada a Javé e foi pior que todos seus antepassados" . Casou-se com a péssima Jezabel, princesa fenícia, filha de um sacerdote dos ídolos; ela incitou o marido a instalar oficialmente em Israel a religião de Baal . Essa mulher mandou assassinar muitos dos profetas de Deus e introduziu na corte quatrocentos e cinqüenta profetas baalitas. Samaria, capital do Reino, tornou-se o centro da abominação idolátrica. E, então, "levantou-se o Profeta Elias, como um fogo, e as suas palavras ardiam como um facho ".

    Os judeus o chamam Eliahu, isto é, Deus forte, ou Deus é minha força. Como um fogo devorador, todo abrasado no amor de Deus, Elias prega, ensina, incendeia os corações conservando-os na Fé, no amor e no culto do verdadeiro Deus, ou convertendo os que tinham apostatado cultuando a Baal e outros ídolos.

    Entretanto, o zelo fogoso do Santo Profeta se abrasa muito mais pela justiça e pela vingança no exterminar os ímpios idólatras, do que na clemência: matou com suas próprias mãos ou mandou degolar um total de 850 adivinhos, magos e pseudoprofetas e muitíssimos mais ainda com o flagelo da seca que, a pedido seu, durante três anos e meio foi enviado do Céu a fim de castigar o povo que se tinha entregue à idolatria (5).

    A tocha o simboliza muito adequadamente. Com efeito, escreve Doroteu, Bispo de Tiro, no século IV, em sua Synopsis: "Quando Elias estava para nascer, seu pai, Sabacha, viu-o ser saudado por Anjos alvos e envolvido em faixas de fogo e ser alimentado pelas chamas. Tendo ido a Jerusalém relatou a visão e foi-lhe dito pelo oráculo que não temesse, pois o nascituro habitaria na luz e o que dissesse seria sentença segura e julgaria Israel com o gládio e pelo fogo ".

    Foto: Sidney Saab.

     
     
     
    Compartilhe:
     
    < voltar
     
    Clique aqui e
    confira a programação!
     
    INDIVIDUALMENTE OU EM ROMARIA, VENHA NOS VISITAR!
    Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, 309 - Matosinhos - São João Del Rei | MG - cep: 36305142
    Contatos: (32) 3371-5224 (Secretaria Paroquial) e 032 9 9954 2266 (Whatsapp)
    E-mail: sbjmatosinhos@mgconecta.com.br