PASTORAL FAMILIAR REALIZA TARDE DE FORMAÇÃO.

Data da publicação: 26 de junho de 2018

Postado por Santuário de Matosinhos.

A Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar promoveu no último sábado, 23, a formação para agentes da Pastoral. O conteúdo da formação foi baseado no subsídio “Setor Casos Especiais”, elaborado pela Comissão Nacional de Pastoral Familiar. O evento aconteceu na Paróquia Senhor Bom Jesus de Matozinhos, na cidade de São João Del Rei, e contou com a presença de 100 agentes da pastoral familiar, representando três forânias da diocese: Nossa Senhora do Pilar, Senhor Bom Jesus de Matosinhos e Nossa Senhora da Conceição.

Segundo o Assessor Diocesano da Pastoral Familiar, padre Cristiano de Assis, scj, a iniciativa desse trabalho pastoral é fruto das reflexões das assembleias e encontros da Pastoral Familiar, dos documentos da CNBB Regional Leste II e da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”.

“A Coordenação da Pastoral Familiar Diocesana ao desenvolver esse encontro formativo cumpre os seus propósitos pastorais de colocar em prática as prioridades: “família e a formação dos leigos” que são proposições da ação pastoral da Diocese. Contamos com a ajuda e a acolhida dos párocos, dos casais das paróquias que participam da Pastoral Familiar e dos movimentos para casais, para que juntos possamos conhecer os documentos do magistério da Igreja e acompanhar, discernir e integrar na comunidade os casais divorciados que vivem uma nova união”, conclui o sacerdote.

Dentre os temas trabalhados destacaram as realidades do ‘Setor Casos Especiais’ e a acolhida e integração dos casais divorciados, que estão em uma nova união. A dinâmica de apresentação se deu através de momento de espiritualidade, palestras, animação musical, dinâmica de grupo, espaço para debates e por fim mostramos os novos caminhos pastorais e orientações de como estrutura e organizar o “Encontro de Casais, com Jesus Bom Pastor” nas paróquias da diocese.

“É importante esclarecer que a população atendida, pelo “Setor Casos Especiais”, está diluída em todo o conjunto de famílias que é objeto de atendimento da Pastoral Familiar. Praticamente toda família, ao menos em um ou outro momento, vive alguma forma de dificuldade que oportuniza o atendimento de Casos Especiais”, explica padre Cristiano.

As outras três forânias da Diocese irão receber essa formação no dia 04 de agosto, na cidade de Lavras.

Colaboração (fotos e texto): Lucas Silveira e Pastoral Familiar.

VEJA MAIS FOTOS EM: