COMUNIDADE DO CARVOEIRO CELEBRA SANTO ANTÔNIO.

Data da publicação: 18 de junho de 2018

Postado por Éder Campos.

A Comunidade rural do Carvoeiro, celebrou seu padroeiro, Santo Antônio, no último domingo (17), com missa festiva e procissão. A devoção ao Santo foi mais uma vez foi comemorada pelos fiéis e devotos na comunidade que pertence a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

A comunidade foi criada no ano de 1929, situando-se no Elvas, zona rural de São João del Rei. A comunidade tem como padroeiro Santo Antônio, cuja festa se comemora no dia 13 de junho.

Santo Antônio do Carvoeiro, o mesmo santo Antônio de Pádua, ganhou este título devido à origem de sua historia com a Comunidade. Em 1919 a imagem de Santo Antônio foi encontrada por Sr Firmino Antônio de Paula, no município do Ribeirão do Elvas (Pitangueiras). Sr Firmino construiu então um Cruzeiro e um imédia de adobo para se celebrar as primeiras missas campais, no ano de 1929, pelo então padre de Ibertioga, padre Gustavo. O mesmo padre foi o primeiro a celebrar na Igreja construída pela comunidade no ano de 1939. Padre Bernardino Siqueira, padre de Tiradentes, continuou a celebrar as missas naquela Comunidade. Nesta época a Igreja era alcançável somente a cavalo ou a pé. Posteriormente padres Salesianos continuaram a dar assistência, até que se tornou uma comunidade da Paróquia de Matosinhos.

Em 1957, sob a administração dos irmãos Levinho e Alcindo Vital, foi construída a nova Igreja que se conserva até hoje. Atualmente, devido à emigração dos antigos moradores para a cidade, a Comunidade ficou despovoada, mantendo somente a missa e a procisão nas festividades.

Fotos: Fabíola Ribeiro.

VEJA MAIS FOTOS EM: