FIÉIS CELEBRAM SANTO ANTÔNIO NA QUARTA, 13.

Data da publicação: 09 de junho de 2018

Postado por Gazeta de São João del-Rei em 09 de junho de 2018.

Seja para fazer um grande pedido ou simplesmente agradecer por alguma interseção, a verdade é que desde o dia primeiro de junho diversos fiéis estão se reunindo em Igrejas e Capelas de São João del-Rei para festejarem Santo Antônio de Pádua, o Santo casamenteiro, dos objetos perdidos e protetor dos mais humildes. A festa, terá seu ápice na próxima quarta-feira, 13.

O administrador da Diocese de São João del-Rei, padre Dirceu Medeiros, conta que Santo Antônio era um homem nobre, mas que dedicou sua vida à Ordem Franciscana, e sua fama de casamenteiro e protetor dos pobres surgiu na idade média. “É um Santo bastante popular, principalmente porque era um grande pregador do evangelho. Santo casamenteiro, porque naquela época as mulheres que eram muito pobres não tinham como pagar o dote do casamento e ficavam a mercê da própria sorte, sozinhas. Santo Antônio, então, se empenhou muito em ajudar estas moças pobres a pagarem o dote e se casarem, já que naquela época o casamento era também sinal de proteção”.

Diferentemente da grande maioria das festas católicas, as quais os fieis se preparam por nove dias, a festa em honra à Santo Antônio, acontece por meio de uma trezena. O pároco, explica que a diferença é uma tradição já há muitos anos dentro da Igreja Católica. “Na Igreja nós temos várias formas de nos prepararmos para uma festa. Os 13 dias de preparação para a festa de Santo Antônio, acredito que seja uma questão mais de tradição e costume, além de ser uma forma da Igreja se preparar até o dia dedicado ao Santo, que é 13 de junho”.

PROGRAMAÇÃO

Santo Antônio está sendo festejado em algumas Igrejas de São João del-Rei, entre elas, está a Paróquia da Imaculada Conceição, na Colônia do Marçal, onde hoje, 9, haverá missas e orações da trezena às 7h e às 19h30; já amanhã, a oração da trezena ocorrerá somente após a missa das 19h. Na segunda e terça-feira, 11e 12, ocorrerão missas às 7h e às 19h. O dia 13 de junho, dedicado ao Santo, inicia com alvorada festiva às 6h, às 7h acontece Santa Missa e às 18h30, solene procissão com a imagem de Santo Antônio pelas ruas do bairro retornando à Igreja Matriz.

Já no centro histórico a festa é promovida pela Paróquia de São Francisco de Assis e está acontecendo na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes localizada no interior do Campus Santo Antônio da UFSJ. Até terça-feira, sempre às 19h, acontece Santa Missa com oração da trezena. O Dia Maior será marcado por missa às 7h e uma missa festiva às 18h30, após, acontece solene procissão. Durante todos os dias há o movimento de barraquinhas.

Ainda na parte central de São João del-Rei, a Irmandade de Santo Antônio pertencente à Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, está realizando a trezena a partir das 18h na capela que leva o nome do Santo. No dia 13, haverá Santas Missas às 7h, 8h30 e 18h30; com destaques para a segunda missa, que será presidida pelo Bispo Emérito Dom Waldemar Chaves de Araújo, e também para o último horário que ocorre solene procissão, que fará o itinerário: R. Santo Antônio; Av. General Osório; R. Luiz Campos Nogueira retornando para a Capela.

Já a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, realiza desde o dia 4, na comunidade de Santo Antônio de Pádua, a novena preparatória. Neste final de semana, as missas acontecem a partir das 19h. O Dia Maior será marcado por solene procissão às 18h30, na chegada missa festiva e distribuição dos pães de Santo Antônio. “É comum nas paróquias em que o Santo é padroeiro, toda terça-feira ocorrer a distribuição dos pães, mas geralmente ela é feita no Dia Maior da festa e, tem como propósito, te recordar os feitos de Santo Antônio, como sua preocupação aos pobres, sempre partilhava aquilo que tinha com estas pessoas. Então é tradição que os fiéis levem o pão abençoado para casa e coloquem dentro das vasilhas de alimento, como um pedido para que nunca falte alimento dentro de suas casas. Mas é também o sinal da partilha: onde nós, imitando Santo Antônio, devemos estar dispostos a partilhar o pouco que temos com àqueles que nada tem”, finaliza o Administrador Diocesano, Padre Dirceu Medeiros.

Foto: internet.