CORPUS CHRISTI SERÁ CELEBRADO DIA 31.

Data da publicação: 26 de maio de 2018

Postado por Gazeta de São João del-Rei em 26 de Maio de 2018.

No próximo dia 31, a Igreja Católica realiza a Solenidade de Corpus Christi. A data, que tem origem no século XIII, ocorre 60 dias após a Páscoa e faz uma alusão à Quinta-feira Santa, onde a Igreja celebra a instituição da Eucaristia, durante a última ceia de Jesus. “A expressão Corpus Christi quer dizer o Corpo de Cristo. Então o objetivo primordial da festa, é demonstrar publicamente, através da procissão, a nossa fé em Cristo presente na hóstia consagrada. E celebrar a festa da Eucaristia, representa também celebrar a festa da partilha, ou seja, partilhar com aqueles que nada tem o pouco que nós temos”, acrescenta o Administrador Diocesano, Padre Dirceu Medeiros.

Ao longo de todo o dia, diversas manifestações de fé tomarão conta das ruas de São João del-Rei. As paróquias que pertencem à Diocese da cidade realizarão missas e procissões, além disso, a data é marcada pelas tradicionais confecções de tapetes de rua e pelo enfeite nas residências dos fiéis. “A cada ano milhares de pessoas participam da solenidade aqui em São João del-Rei e também nas outras cidades que compõe a nossa Diocese. A confecção dos tapetes, é costume português e a ideia principal é de que alguém muito importante vai passar por aquele caminho. E este alguém é Jesus ressuscitado presente na hóstia consagrada. Então é por isso que as pessoas fazem os tapetes e enfeitam suas residências, é uma manifestação de carinho e de respeito lembrando a cena em que Jesus entrou na cidade de Jerusalém e foi aclamado pelo povo”, explica o religioso.

PROGRAMAÇÃO

Na quinta-feira, 31, no centro histórico, haverá Santa Missa, na Catedral, às 9h30 com a participação da Orquestra Ribeiro Bastos. Já às 15h, ocorre missa solene campal no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Haverá participação das Paróquias de Nossa Senhora do Pilar, São Francisco de Assis e São José Operário, ao final da celebração, ocorre solene procissão pelas ruas do centro histórico e bênçãos do Santíssimo Sacramento.

O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, fará missas às 8h e 9h30, às 10h ocorre Santa Missa na Igreja do Menino Jesus de Praga. Já às 15h, haverá solene procissão do Santíssimo Sacramento, saindo da Igreja Santa Teresinha em direção ao Santuário. As bênçãos do Santíssimo ocorrerão na Igreja de Santa Teresinha, na comunidade Sagrado Coração de Jesus e também no adro do Santuário.

A paróquia da Imaculada Conceição, na Colônia do Marçal, inicia a partir de segunda-feira, 28, o tríduo preparatório de Corpus Christi, até quarta-feira ocorre Santa Missa a partir das 18h30. Já na quinta-feira, 31, às 7h e às 15h haverão as celebrações de Missas. Após o último horário, ocorre solene procissão pelas ruas do bairro.

Foto: Wanderli Martins.