DIVINO É CELEBRADO ATÉ AMANHÃ.

Data da publicação: 19 de maio de 2018

Postado por Gazeta de São João del-Rei em 19 de Maio de 2018.

Diversas manifestações de fé e devoção, vão tomar conta das ruas de São João del-Rei neste final de semana. Isso, devido às festividades do Jubileu em honra ao Divino Espírito Santo, promovido pela Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que terá como Dia Maior, amanhã 20.

Com o tema “Os frutos do Espírito Santo na Teologia Paulina: uma inspiração ao laicato”, a festa faz referência ao Ano Nacional do Laicato no Brasil que tem por objetivo aproximar os cristãos leigos junto à Igreja enfatizando suas missões e vocações. Além disso, o Jubileu comemora, em 2018, os 150 anos de confecção da Custódia do Divino, o Presidente da Comissão do Divino, Ivan Campos do Nascimento, explica que a Custódia é a representação máxima do Espírito Santo na Igreja. “É a pomba do Divino Espírito Santo. Aqui na Igreja de Matosinhos, o nicho dela é ao lado direito da imagem do Senhor Bom Jesus e nestes dias do jubileu ela fica junto ao altar. É esta custódia que nos acompanha na procissão luminosa”.

O Jubileu, é marcado também pelas tradicionais apresentações dos grupos de congado de diversas regiões do Estado, que se encontram na cidade para expressarem suas devoções. O presidente da Comissão conta que já estão confirmados para domingo pelo menos 20 grupos. “A festa só acontece por causa da presença destes grupos. É imprescindível a participação deles, nós os recebemos bem cedo e permanecem até o final da festa participando de toda a solenidade. A grande maioria vem e já confirmam presença para o próximo ano”.

Este ano, foi eleito como o Imperador da festa, José Vicente Ribeiro Maia. “Para ser imperador, primeiro tem que ser confrade da Comissão do Divino, depois há indicação do nome e o restante da Comissão tem que aprovar”, explica o presidente da Comissão do Divino. Ivan ainda conta, que o imperador eleito para esse ano possui importantes ligações com os movimentos sociais da paróquia. Ele permanece no cargo até ano que vem, “A Comissão é convidada, nesse período, para diversas solenidades tanto em São João como em diversas outras cidades. Aí é o imperador que vai junto com outros membros nos representando”, acrescenta Nascimento.

PROGRAMAÇÃO

Hoje, a festa do Divino Espírito Santo, dedica o dia ao seu Imperador Perpétuo Santo Antônio de Pádua. Logo, às 16h30 na Igreja de São Francisco de Assis, haverá a concentração da procissão, que sairá com a imagem do Santo, às 17h, em direção à Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, fazendo o seguinte percurso: Praça Frei Orlando; Rua Pe. José Maria Xavier; Praça Embaixador Gastão da Cunha; Ruas Getúlio Vargas, Sebastião Sette, Marechal Bitencourt, João Jacob; Praça Dr. Antônio Vieira; Ruas José Leite de Andrade, Antônio Josino da Silva; Gruta do Divino; Praça Pedro Paulo; Rua Bernardo Guimarães e Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O cortejo será acompanhado por Grupos de Folia. Já às 19h30, será celebrada Santa Missa seguida pelo último dia de novena. Às 20h30 haverá apresentações de Grupos de Folias no adro do Santuário.

Amanhã, 20, e Dia Maior da festa, a programação inicia às 6h com alvorada festiva. Às 8h tem início Santa Missa e acolhida aos grupos de congados, que às 9h30 farão um cortejo até a Vila Santo Antônio e retornam para o Santuário onde acontece a saudação ao Imperador. Já na Igreja de Santa Teresinha, às 10h será celebrada missa solene.

A partir das 13h, os grupos de congado seguirão até a Igreja de Santa Teresinha, onde ocorrem celebrações em honra à Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, eles retornam com a imagem da Santa, para o Santuário. Às 16h tem início a Missa Solene da coroação do Imperador, ela será presidida pelo Bispo Emérito dom Waldemar Chaves de Araújo e contará com a participação de todos os imperadores desde 1998.

Já às 18h30, tem início a Procissão Luminosa do Divino Espírito Santo pelas ruas do bairro de Matosinhos. Na chegada, haverá a descida dos mastros, despedida das congadas e show de encerramento.