OS 150 ANOS DA CUSTÓDIA DO DIVINO.

Data da publicação: 12 de maio de 2018

A Custódia do Divino, hoje colocada em nicho, à direita da imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no Santuário Diocesano em São João del-Rei, está completando em maio de 2018 ,150 anos de sua confecção (1868 • 2018).

A representação artística do Espírito Santo sob a forma de pomba branca é bem típica e uniforme. Surge nas esculturas e pinturas.Surge nas esculturas e pinturas, acrescida de elementos simbólicos que reforçam as impressões populares pela aplicação de efeitos. Entendendo-os assim: •Efeitos Luminosos (fachos, rasadas e línguas de fogo), •Efeitos de Santidade ( auréola,  e resplendor ), •Efeitos de Poder (coroa e cetro), •Efeitos de Esperança e Pacificação (ramo verde no bico, interpretado como de uma figueira), •Efeitos Sacramentais (figuração de água - lembrança do batismo de Cristo no Rio Jordão, pombinha ao centro da custódia), •Efeitos de Divindade (pintura de nuvens se afastando para aparição da pomba, nuvens em torvelinho ao seu redor acinzentadas, como num cataclisma, o céu se abrindo, como se tragado de um plano superior donde emana a luz, representado em graduação branca, amarela e laranja), •Efeitos de Efusão (vento representando paralelo branco, azulado e cinzento, saindo da pomba em direção a Terra), •Efeitos de Movimento (quase sempre a pomba está de asas abertas, pairando ou voando em graciosa lateralidade, ou ainda em fase de descida, por estar voando suspensa conforme a idéia de estar acima de nós, de um ser superior.)

Em São João del-Rei, a imagem que está no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, foi doada pelo Imperador do Divino Tomaz Antônio Gonçalves, ela tem a forma de uma custódia, atrás dela existe uma inscrição “Feita em São João del-Rei em maio de 1868 , por Manoel Pereira Maya , natural de Piracatu por mandado do Imperador do Espírito Santo Thomaz”. A inscrição foi descoberta numa restauração, retirou-se então dezesseis lâmpadas coloridas com as respectivas boquilhas que alguém fixara nas raias da imagem descaracterizando-a. O acréscimo de gosto duvidoso fora realizado na metade do século XX, dando-lhe aparência de árvore de natal com pisca-pisca aceso. Atrás sobre a dita inscrição, um terrível emaranhado de fios punha a peça sacra sob risco de incêndio, por plausível curto-circuito ,considere-se que a mesma é feita de madeira. Retornou-se sua autenticidade após a restauração graças a Deus, para o bem da memória cultural de nossa cidade.

Artigo escrito por Antonio Serpa com base no texto e fotos da Iconografia do Divino, escrito pelo folclorista e folião Ulisses Passarelli em maio de 2015.