DOMINGO DE RAMOS INICIA A SEMANA SANTA

Data da publicação: 24 de março de 2018

Postado por Gazeta de São João del-Rei em 24 de Março de 2018

Diversas manifestações de fé tomarão conta das ruas de São João del-Rei a partir de amanhã, 25, pois tem início as celebrações da Semana Santa que são tradicionais na terra dos sinos. Durante estes dias, fiéis acompanharão as celebrações religiosas, principalmente as do centro histórico.

Já nas primeiras horas deste domingo, acontece a celebração do Domingo de Ramos, ela marca o fim das tradicionais celebrações quaresmais e o início da Paixão de Jesus. Padre Ramiro José Gregório, vigário da Catedral de Nossa Senhora do Pilar, explica que a data recorda a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. “Segundo a descrição bíblica, isso significa que o povo queria e estava proclamando Jesus como Rei”.

Já os ramos, segundo o pároco, era uma forma que as pessoas encontraram de comemorar a vinda de Cristo. “Eles significam alegria pela realeza de Jesus. As pessoas colocavam ramos e panos nos chão para que ele pudesse passar e também para aclamá-lo”. Segundo a tradição da Igreja Católica, após serem abençoados eles devem ser guardados pois virarão as cinzas, que serão utilizadas durante a Quarta-feira de Cinzas do próximo ano. As paróquias da cidade estão com extensa programação para o dia.

Catedral do Pilar
    Na matriz de Nossa Senhora do Pilar, haverá missas ás 6h e 7h30. Já às 9h30, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ocorre a bênção dos ramos, em seguida solene procissão até a Catedral do Pilar.

Já no início da noite, 18h, acontece a procissão do Senhor do Triunfo, percorrendo as ruas: Praça Embaixador Gastão da Cunha, Padre José Maria Xavier, Dr. Balbino da Cunha, Ministro Gabriel Passos, Arthur Bernardes, Marechal Deodoro, Sebastião Sette, Getúlio Vargas, até a Igreja do Pilar. Na chegada haverá Santa Missa.

Matosinhos
    A Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a partir das 8h, promove a bênção dos ramos no Conjunto Habitacional Inocoop. Em seguida acontece santa missa e procissão até o Santuário.

Às 17h será celebrado uma missa na Igreja de Santa Teresinha, ao final saída da procissão do Senhor do Triunfo em direção também ao Santuário. Lá acontece mais uma missa e confissão comunitária para os jovens.

Imaculada Conceição
    A Igreja da Imaculada Conceição, na Colônia do Marçal, realiza a bênção dos ramos às 08h30 na Igreja de Santo Antônio. Em seguida ocorre procissão até a Matriz, na chegada Missa Solene.

Dom Bosco
    A paróquia de São João Bosco, realiza a bênção dos ramos às 8h30 no Albergue Santo Antônio. Em seguida, acontece uma caminhada até o Santuário e celebração de Santa Missa.

São Judas Tadeu
    A paróquia de São Judas Tadeu, irá fazer a bênção e distribuição dos ramos às 8h na gruta do Divino Espírito Santo. Logo em seguida, solene procissão até a igreja onde será celebrada Santa Missa.