DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL-REI ELEGE COORDENADOR DIOCESANO.

Data da publicação: 23 de janeiro de 2018

Por Lucas Silveira -  23 de janeiro de 2018

O Colégio de Consultores da Diocese de São João del-Rei elegeu na tarde desta terça-feira, 23, padre Dirceu de Oliveira Medeiros como administrador diocesano. A Igreja particular está vacante desde o dia 19, com o falecimento do bispo, Dom Célio de Oliveira Goulart.

Segundo o Código de Direito Canônico, no cânon 421, “dentro de oito dias a contar da recepção da notícia da vagatura da sé, o colégio dos consultores deve eleger o Administrador diocesano, que governe interinamente a diocese, sem prejuízo do prescrito no cân. 502”.

A reunião aconteceu à tarde, na Cúria Diocesana sob a presidência do decano do Colégio, padre José Bittar. Os padres consultores foram nomeados por Dom Célio, em maio de 2017 e possuem mandato de cinco anos. O grupo é composto pelos padres José Bittar, Marcos Alexandre Pereira, Dirceu Medeiros, Geraldo Magela da Silva, Neidir Antonio Nogueira e José Walter de Carvalho Silva.

No ocorrido, houve um momento de oração, prece e reunião, elegendo padre Dirceu Medeiros para o cargo. O sacerdote vem atuando como Vigário Geral da Diocese há 11 anos. “Guardaremos em nossos corações, com gratidão e saudade, a memória viva de nosso querido pastor, Dom Célio de Oliveira Goulart. Ele nos ensinou a co-responsabilidade e hoje contempla a face de Deus. Neste período queremos também contar com presença paternal de nosso bispo emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo, na presidência das celebrações, nas crismas e outras oportunidades. Confiemos à Virgem do Pilar, padroeira de nossa Diocese, a vida de nossa Igreja Particular”, expressa padre Dirceu.

Após a eleição o sacerdote, diante de seus pares, fez o juramento de fidelidade e a profissão de fé conforme o cânon 833 (n. 4). O administrador diocesano responderá pela Diocese até que seja nomeado um novo bispo diocesano para a Igreja Particular.