“FAKE NEWS” SÃO TEMA PARA O DMCS 2018.

Data da publicação: 23 de janeiro de 2018

Diante do fenômeno das “fake news”, Igreja quer dar sua contribuição sobre a desinformação nas mídias.

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

“ “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz”. Este é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018.

O tema foi anunciado pelo Vaticano nesta sexta-feira, 29, e o próprio Papa também o anunciou em uma postagem no twitter: “Escolhi como tema para o Dia da Comunicação 2018: “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz”, escreveu em sua conta @Pontifex_pt.

Popularmente conhecidas como “fake news”, as notícias falsas constituem informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões, explica a Secretaria para a Comunicação em comunicado divulgado hoje.

“Em um contexto em que as empresas de referência das redes sociais e o mundo das instituições e da política começaram a enfrentar esse fenômeno, também a Igreja quer oferecer uma contribuição propondo uma reflexão sobre causas, lógicas e consequências da desinformação nas mídias e ajudando na promoção de um jornalismo profissional, que procura sempre a verdade e por isso um jornalismo de paz que promova a compreensão entre as pessoas”, afirma o comunicado.

O tema já vem sendo abordado pela Igreja. Nesta quinta-feira, 29, o Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Mons. Dario Edoardo Viganò, fez uma palestra abordando as “fake news”, durante encontro sobre jornalismo realizado em Milão, na Itália. Ele destacou a necessidade dos usuários das redes sociais recuperarem o senso crítico e terem o cuidado de ler com atenção a informação que está sendo ali veiculada.

Sobre a data

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II. A data é celebrada em muitos países no domingo que precede a Solenidade de Pentecostes, que em 2018 será em 13 de maio.

Para a ocasião, o Papa costuma preparar uma mensagem, que é tradicionalmente publicada no dia 24 de janeiro, Dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.