EMOÇÃO E APLAUSOS NA DESPEDIDA DE DOM CÉLIO.

Data da publicação: 20 de janeiro de 2018

Por Lucas Silveira -  20 de janeiro de 2018

Foi com muita emoção, aplausos e palavras de admiração e carinho que familiares, amigos, fiéis católicos e religiosos se despediram na manhã de sábado, 20, do bispo de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart. Aos 73 anos, o religioso atuou na diocese durante sete anos, colocando em pratica, sempre, o carisma franciscano e seu lema episcopal “A Cruz é a força de Deus”.

A Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar esteve repleta para a Celebração de Exéquias (Missa de Corpo Presente). Dezenas de padres, religiosos, bispos e arcebispos se fizeram presente na cerimônia de despedida. Presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, a celebração foi marcada por lembranças e homenagens.

Segundo Dom José Eudes, bispo de Leopoldina, o sentimento é de agradecimento. “Tenho muito que agradecer ao Dom Célio pelo apoio e presença na minha vida episcopal. Hoje, realmente, fica a saudade e a lembrança deste grande irmão”, destaca.

Para Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina, humildade pode ser a palavra de definição para Dom Célio. “São Francisco inspirou toda a sua vida. Sem dúvida um homem humilde, completamente entregue a sua missão. E ela não acabou. A missão agora é ser nosso intercessor no céu”, explica.

Ao final da missa, o vigário geral da Diocese, padre Dirceu Medeiros, conduziu o momento de homenagem. Emocionado, o sacerdote não consegui prosseguir com as palavras. “Dom Célio deixa para nós um legado de amor, humildade e humanidade. Um pastor próximo do povo. Nesses últimos tempos de agonia e sofrimento ele nos deixou o exemplo de paciência na dor, de serenidade, movidas pela fé. Agora é procurar guardar na memória herança que ele deixa para nós.

Terminada a celebração, o corpo foi carregado em procissão para a parte externa da catedral. Em meio a lágrimas, aplausos e emoções cobriram todo o cortejo. “O sentimento é de pesar e de oração. Temos que pedir a Deus para acolher-lo e, também, nos ensinar a não ter medo dos desígnios de Deus neste momento de partida”, explica o bispo emérito, Dom Waldemar Chaves de Araújo.

A urna foi depositada no caminhão do Corpo de Bombeiros, iniciando o translado do corpo pela cidade história. No trajeto, homenagens dos moradores da cidade.

Dom Célio de Oliveira Goulart tinha 73 anos e vinha lutando, desde dezembro de 2016, contra um câncer de pâncreas. O religioso tomou posse como bispo da Diocese de São João del-Rei no dia 17 de julho de 2010.

O sepultamento ocorrerá no domingo, 21, após a missa das 10 horas, na Matriz de Sant’Ana, em Itaúna. Dom Célio será sepultado no Cemitério Central, no jazigo da família, junto de seus pais.

Fotos: Lucas Silveira

VEJA MAIS FOTOS EM:

ASSISTA AO VÍDEO DA DESPEDIDA: